Migalhas Quentes

Empresa é multada por não fixar etiqueta com composição têxtil em camisas

X

24/7/2006

 

Tecido

 

Empresa é multada por não fixar etiqueta com composição têxtil em camisas

 

A 3ª Turma do TRF da 4ª Região condenou a empresa têxtil Dudalina S/A, de Santa Catarina, ao pagamento de multa por deixar de informar, em etiqueta costurada à roupa, a composição têxtil do tecido.

 

Dessa forma, o tribunal reformou a decisão de primeiro grau, que havia desconstituído a dívida, e deu provimento ao recurso do Inmetro.

 

A empresa, em sua defesa, argumentou que estaria cumprindo a lei, pois a composição era descrita em etiqueta adesiva fixada às camisas.

 

A relatora do processo, juíza federal Vânia Hack de Almeida, convocada para atuar como desembargadora no TRF, entendeu que tal argumentação não procede, visto que o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), em resolução editada em 1992, obriga a colocação de etiquetas com caráter permanente nas roupas.

 

Para a magistrada, “as resoluções do Conmetro têm como finalidade última a defesa do consumidor que, por seu turno, constitui-se em direito fundamental e princípio orientador da ordem econômica constitucionalmente estabelecidos”.

 

Em seu voto, a juíza cita ainda o Código do Consumidor, que em seu artigo 39 estabelece: “É vedado ao fornecedor de produtos e serviços, dentre outras práticas abusivas: VIII – colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes”.

 

AC 2003.04.01.048768-3/SC

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025