Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "União Poliafetiva no Direito Brasileiro"

Em linguagem acessível, o autor propõe uma análise acerca do fenômeno da união poliafetiva em seus aspectos práticos e jurídicos.

15/1/2019

A obra "União Poliafetiva no Direito Brasileiro" (MULTIFOCO – 173p.), de Pedro Teobaldo, apresenta uma retrospectiva, bastante pertinente aos povos antigos, referentes à poligamia e as alterações jurídicas ocorridas no julgamento deste tema.

A obra trata de um tema atual e que vem ganhando força no Brasil. Desde a simples novela "Dona Flor e seus dois maridos", os brasileiros vêm aceitando de forma mais natural o tema que é bastante discutido: a União Poliafetiva.

O material traz um enfoque desde a evolução histórica da união familiar, seu conceito, até o estudo de caso da união poliafetiva, discussão de posições doutrinárias e jurisprudenciais, suas principais diferenças em relação ao casamento e o namoro. Aborda-se também o tema principal dentro dos registros públicos, auxiliando os notários e oficiais de cartórios para o dia-a-dia, onde possa ocorrer tal situação, tendo, portanto, em mãos, respostas para o reconhecimento ou não dessas uniões.

Também aborda o caso real da lavratura de escritura pública, que aconteceu em São Paulo, que abriu precedentes para que aquilo que era antes irreal pudesse tomar forma, deixando o nosso direito aberto para futuras discussões práticas na busca da perfeita ordem da justiça.

 

Sobre o autor:

Pedro Teobaldo é advogado. Graduado em Direito pela Faculdade Integrada de Pernambuco e pós-graduado em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera.

__________

Ganhador:

Wesley do Nascimento Marques, de Adamantina/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025