Migalhas Quentes

Banco pode celebrar contratos com empresas de entrega de documentos

X

30/8/2006


Monopólio

 

Banco pode celebrar contratos com empresas de entrega de documentos

 

O ministro Gilmar Mendes suspendeu os efeitos da decisão do TRF/4ª Região para preservar, liminarmente, o direito do banco HSBC de celebrar novos contratos com empresas do ramo de entrega de documentos. A Segunda Turma do STF irá analisar, para referendo, a liminar deferida pelo ministro Gilmar Mendes na AC 1318 (clique aqui).

 

O ministro salientou, em sua decisão, que a preservação do monopólio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) quanto à exploração dos serviços postais está em discussão no STF, no julgamento da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 46, que tem por objeto a Lei n° 6.538/78 (clique aqui), a qual dispõe sobre os serviços postais.

 

Sobre a possibilidade de que a eficácia da decisão do TRF traga prejuízos irreparáveis ao banco, o ministro-relator entendeu que o banco demonstrou, na inicial, alguns fatores que sinalizam os prejuízos que pode vir a suportar caso tenha de cumprir a decisão.

 

ADPF 46

 

O processo encontra-se com vista à ministra Ellen Gracie. O placar está assim: voto do ministro Marco Aurélio (relator), pela procedência da ação; os votos dos ministros Eros Grau, Joaquim Barbosa e Cezar Peluso, pela sua improcedência; voto do ministro Gilmar Mendes pela procedência parcial da ADPF, para declarar a não-recepção dos artigos 42, 43, 44 e 45 da Lei n° 6.538/78.

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025