Migalhas Quentes

Universidade tem autonomia para negar abono de faltas a estudante de medicina

A 3ª turma do TRF da 4ª região negou recurso de aluno que perdeu aulas por de doença e morte do pai.

17/2/2019

Instituições de ensino superior gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial para negar abono de faltas a alunos. Com esse entendimento, a 3ª turma do TRF da 4ª região manteve decisão que negou abono de faltas e subsequente revogação da reprovação de estudante de medicina.

Consta nos autos que o aluno, natural do Ceará, foi aprovado no vestibular para medicina na universidade localizada no Rio Grande do Sul, com previsão de conclusão do curso em julho de 2019. No entanto, no primeiro semestre de 2018, o pai do estudante foi diagnosticado com câncer de fígado e cirrose hepática e o veio a falecer dias depois. Em virtude do diagnóstico, o aluno retornou ao Ceará para permanecer com seu pai em seus últimos dias de vida e com seus familiares após a morte do genitor. O estudante justificou as faltas à universidade, em quase um terço do semestre, e requereu o abono das ausências. Contudo, mesmo comprovando o motivo das ausências, foi reprovado.

Segundo o estudante, a reprovação não é apenas desumana, considerando a situação e a autorização das faltas dada pelo professor titular da disciplina na qual ele reprovou, mas também lhe traria injusto encargo financeiro.

O juízo de 1º grau denegou segurança requerida pelo estudante, que recorreu da decisão. Ao analisar o caso, a relatora, desembargadora Federal Vânia Hack de Almeida, considerou a previsão do manual do internato médico – fase do curso em que o aluno se encontrava – da universidade, segundo a qual é obrigatória a frequência integral em todas as atividades. O manual prevê, no caso de faltas e atrasos constantes ao início das atividades e saídas não autorizadas antes do término do horário previsto das aulas, ocorre a reprovação do aluno. Ainda segundo as regras do internato da universidade, “não será permitido, sob nenhuma hipótese, o abono de faltas”.

A relatora ponderou ainda a autonomia didático-administrativa das instituições de ensino superior de regular as atividades e a necessidade presencial do aluno em determinadas disciplinas.

Assim, a 3ª turma do TRF da 4ª região negou provimento ao recurso do estudante.

“A pretensão mandamental do abono de faltas e subsequente revogação da reprovação não merece êxito, inclusive como forma de evitar uma deficiência prática ao futuro profissional da saúde.”

Confira a íntegra do voto e da ementa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Falta justificada por atestado médico deve ser abonada por universidade

31/10/2016
Migalhas Quentes

Aluna adventista não terá abono de faltas aos sábados

19/2/2015
Migalhas Quentes

Aluno não pode ser reprovado por faltas em razão de crença religiosa

11/11/2014

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024