Migalhas Quentes

Trench Rossi Watanabe realiza evento sobre Arbitragem e ODR

O escritório falou sobre sua experiência nas Arbitragens tradicionais, Arbitragens trabalhistas e Online Dispute Resolution, com a participação de Ricardo Dalmaso, do MercadoLivre.

27/6/2019

O escritório Trench Rossi Watanabe realizou ontem, em SP, o evento "Desafios da Arbitragem e Online Dispute Resolution", com os sócios Joaquim MunizLeticia Ribeiro e Luis Borghi, e a associada Caroline Gonçalves. O bate papo contou também com a presença do gerente jurídico sênior Ricardo Dalmaso, do MercadoLivre, que falou sobre sua experiência com o uso da tecnologia para dirimir os conflitos e evitar a judicialização dos consumidores. Segundo ele, por meio do Projeto Empodera, que utiliza o método de ODR, a empresa consegue resolver a maioria dos conflitos, o que além de reduzir custos ainda melhora sua reputação perante o consumidor e o próprio judiciário. "Menos de 1% dos casos levados aos canais oferecidos foram judicializados posteriormente", destaca.

Durante o painel, Caroline Gonçalves faou da importância de educar e conscientizar o consumidor para o uso de plataformas extrajudiciais,  como o Consumidor.gov, que integra o Sindec - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, gerido pela Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e que cadastra empresas comprometidas em resolver o problema do consumidor em até 10 dias.

Conduzido por Luis Borghi, o evento discutiu ainda a Arbitragem aplicada ao Direito do Trabalho, com Leticia Ribeiro, e seu uso como tribunal especializado e confidencial, por Joaquim Muniz, que após o encerramento lançou a 5ª edição do seu livro "Curso Básico de Direito Arbitral".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024