Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A Ilegitimidade da Responsabilização Objetiva por Infração Tributária"

A obra leva em suas linhas a busca pela eficiência na gestão tributária, envolvendo a fiscalização, a arrecadação, a constituição de provas de ocorrência de fatos geradores.

25/10/2019

Em sua obra "A Ilegitimidade da Responsabilização Objetiva por Infração Tributária(Arraes Editores - 235p.), Leonardo Dias da Cunha busca pela eficiência na gestão tributária, envolvendo a fiscalização, a arrecadação, a constituição de provas de ocorrência de fatos geradores, que tem contribuído para o desenvolvimento de instrumentos de simplificação da aplicação da norma tributária a milhares de casos.

No tempo do ceticismo estrutural, da relativização de todas as formas de valoração e de percepção dos fenômenos sociais, a academia tem o importante desafio de reafirmar as bases do cientificismo e do pensar metodológico. No plano da consciência histórico, vivemos uma época de crise, em que os conceitos mais básicos são colocados em xeque, seja a partir de uma via segura, qual seja, a crítica científica, seja a partir de uma via duvidosa, que é a crítica do senso comum, do achismo.

É dentro dessa perspectiva que os trabalhos acadêmicos desenvolvidos no âmbito do programa de pós-graduação da PUC/Minas têm sido gestados. A preocupação de docentes e pesquisadores é sempre reforçar os alicerces de uma contundente forma de tratar a ciência como ferramenta imprescindível para a evolução, para a sedimentação paulatina daquilo que não raras vezes denominam de avanço civilizatório. E o presente trabalho é fruto exatamente dos esforços feitos na academia mineira na sua contribuição para este cenário.

Sobre o autor:

Leonardo Dias da Cunha é mestre em Direito Público, com ênfase em Direito Tributário pela PUC/Minas. Especialista em Direito Tributário pela FGV. Advogado contencioso e consultivo tributário, professor universitário de Direito. Membro da Associação Brasileira de Direito Tributário - ABRADT. Membro das Comissões de Direito Tributário e de Educação Jurídica da OAB/MG.

___________

Ganhador:

Vitor Bernardo Cruz Melo, de Salvador/BA

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025