Migalhas Quentes

Queda do presidente Evo Morales na Bolívia e a legalidade ou ilegalidade da sucessão presidencial

Em entrevista ao Migalhas Latinoamérica, o advogado constitucionalista boliviano William Bascopé explica a sucessão sob o prisma da Constituição boliviana.

11/12/2019

"A Constituição é a alma dos Estados", dizia o grego Isócrates lá pelo século 436 antes de Cristo. Pois esta afirmação parece ter ficado no tempo. Sob este prisma, daremos uma olhada à recente crise político-social vivida por nossos vizinhos da Bolívia, desde sua Constituição Política.

O advogado constitucionalista boliviano William Bascopé, em entrevista ao Migalhas Latinoamérica, nos explica os fatos acontecidos após o presidente Evo Morales se demitir do cargo.

Evo Morales concorria ao seu quarto mandato nas eleições do 20 de outubro passado, mas uma corrente de descontento já tinha encorajado os bolivianos a tomarem as ruas, para denunciar desobediência ao mandato do popular de 21 de fevereiro de 2016, quando foi negado a Morales o direito à reeleição, além de inúmeras violações aos princípios constitucionais e aos direitos humanos.

A fúria da população se intensificou após a confirmação da colossal fraude eleitoral por um relatório da OEA – Organização dos Estados Americanos. Foram 20 dias de conflito social que terminaram com a saída de Evo Morales rumo ao asilo no México.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia; país sofre grave crise política

11/11/2019

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025