Migalhas Quentes

União, Ibama, ICMBio e Funai devem adotar ações imediatas contra desmatamento na Amazônia

Magistrada asseverou que as medidas devem garantir que não haverá agravamento no risco de contágio, por coronavírus, nas populações indígenas.

22/5/2020

A juíza Federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 7ª vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas, atendeu pedido do MPF e concedeu tutela de urgência para determinar que União, Ibama, ICMBio e Funai adotarem, imediatamente, ações para combater infrações ambientais, como explorações e desmatamentos, na Amazônia.

Conforme alegou o MPF, desde 2012, há uma tendência crescente tanto de desmatamento na Amazônia, como de outros ilícitos ambientais, tais como o garimpo ilegal de ouro. Apontando dados que demonstram o desmatamento e explorações, o parquet alegou que “se está a caminhar para mais uma alta histórica do desmatamento de 2019 para 2020, inclusive e em que pese a pandemia de coronavírus vivenciada atualmente”.

Segundo o MPF, em várias localidades, as ações de fiscalização foram suspensas em razão da pandemia. Alegou, ainda, que o governo mapeou as regiões onde mais ocorrem infrações, mas não está agindo para combatê-las. Entre os dados indicados, que o Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon teria atestado crescimento de 279% da área desmatada em março de 2020 em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Medidas emergenciais 

Ao analisar os pedidos, a magistrada explicou que, para decidir, considerou urgência referente ao risco de ineficácia da medida se não for concedida a tutela pleiteada, "especialmente considerando o atual estado de calamidade pública pela pandemia por covid-19 e seus impactos para os povos da floresta".

Segundo a magistrada, o princípio da precaução e do não retrocesso ambiental devem indicar a atuação dos órgãos responsáveis pela proteção ambiental da Amazônia, mesmo em situação de pandemia.

Assim, determinou que a União, Ibama, ICMBio e Funai, em articulação no âmbito de suas competências, promovam a imediata implementação de ações de comando e controle para contenção de agentes infratores ambientais, sobretudo madeireiros, garimpeiros, grileiros e criminosos diversos.

A magistrada determinou que as ações devem ser tomadas solidariamente, e sem prejuízos a outras atividades funcionais. Devem incluir, no mínimo, fixação de pontos estratégicos em hot spots de desmatamentos já conhecidos na região, para realizar ações estratégicas repressivas e investigativas.

A decisão também determina que, nesses hot spots, seja suspensa a movimentação de madeira e o comércio de ouro, uma vez que não são atividades essenciais. Além disso, deverão garantir que as medidas elaboradas para enfrentar a exploração na região não agravem os riscos de contaminação, por coronavírus, da população indígena.

“As equipes designadas para execução do plano adotem medidas sanitárias rígidas de prevenção, como quarentena prévia e não aproximação dos povos da floresta, focando-se apenas na desmobilização dos infratores ambientais.”

Veja a decisão.

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Governo transfere Conselho da Amazônia Legal para a vice-presidência da República

12/2/2020
Migalhas Quentes

STF: União deve repassar R$ 430 milhões da Lava Jato a Estados da Amazônia

21/12/2019
Migalhas Quentes

Dodge pede que STF destine dinheiro de acordo entre Petrobras e EUA à Amazônia

26/8/2019
Migalhas Quentes

Governo autoriza contratação de brigadas Federais para combate a incêndios florestais

23/8/2019
Migalhas de Peso

Reserva legal: marcos históricos e breves comentários ao novo projeto de lei em pauta no Senado Federal

9/5/2019
Migalhas Quentes

Decreto dispõe sobre a regularização fundiária das áreas rurais situadas em terras da União, no âmbito da Amazônia Legal

30/10/2009

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024