Migalhas Quentes

Rennó Penteado Sampaio Advogados cria núcleo de Direitos Humanos

A equipe do novo núcleo vai assessorar empresas na avaliação de implementação de políticas internas.

9/9/2020

A partir de setembro, o escritório Rennó Penteado Sampaio Advogados passa a contar com mais uma área de atuação: Direitos Humanos. A equipe do novo núcleo vai assessorar empresas na avaliação de implementação de políticas internas, além de auxiliar na análise de aspectos de direitos humanos no trabalho de auditoria e na elaboração de códigos de conduta. O núcleo será liderado pela sócia Celina Bottino, que possui mestrado em Direitos Humanos pela Universidade de Harvard e foi pesquisadora da ONG Human Rights Watch, em Nova York.

"A obrigação em proteger direitos humanos não é apenas responsabilidade dos Estados. As empresas têm um papel cada vez mais relevante no respeito a esses direitos que precisam ser incorporados às políticas e práticas corporativas. Há diversas norma internacionais, incluindo os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU, que preveem a necessidade de empresas fazerem due diligence em direitos humanos com o intuito de prevenir impactos negativos para as pessoas e a sociedade”, explica Celina.

De acordo com o sócio-diretor do escritório, Fernando Penteado, a criação do núcleo busca atender um crescente interesse do mercado, seja de financiadores ou empresas, em promover investimento sustentável.

Questões envolvendo risco ambiental, impacto social e estrutura de governança passaram a ser considerados como risco de investimento e, portanto, sujeitos a avaliações mais profundas. Esses critérios, conhecidos como Environmental, Social and Governance, estão sendo usados para fundamentar a análise e seleção dos investimentos. É preciso que fundos de investimentos e empresas adotem mecanismos para que a implementação desses critérios sejam constantemente avaliada", afirma Penteado.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024