Migalhas Quentes

Município pagará adicional de titulação à servidora de forma retroativa

A servidora só começou a receber o benefício dois anos após dar entrada no processo administrativo.

13/10/2020

A 2ª turma recursal dos Juizados Especiais de Goiânia/GO manteve sentença que condenou o município ao pagamento retroativo de adicional de titulação a uma servidora da área da saúde. Ela só começou a receber o benefício dois anos após dar entrada no processo administrativo.

A determinação é de que o valor seja pago desde o requerimento ou da juntada no respectivo processo administrativo, do certificado ou diploma devidamente anotado no ministério da Educação, até sua efetiva implementação. Os integrantes do colegiado seguiram entendimento do relator, juiz de Direito Fernando César Rodrigues Salgado.

(Imagem: Pixabay)

O município de Goiânia ingressou com recurso contra a sentença sob o argumento de não possui obrigação de pagar os valores retroativos.

Ao analisar o recurso, o relator citou o Estatuto dos Servidores do Quadro Permanente da Função Saúde da Administração Pública do município de Goiânia, que prevê o pagamento de adicional de titularidade, o qual é concedido em razão do aprimoramento de qualificação na área de atuação do cargo.

“Extrai-se, daí, que o objetivo do adicional em debate é incentivar a atualização e qualificação dos servidores da área da saúde. De modo que, uma vez preenchido o requisito de conclusão de curso de aperfeiçoamento e realizado requerimento para receber o benefício, não pode o servidor ser prejudicado pela lentidão da máquina administrativa em apreciar o seu pedido."

O relator disse que é a Administração extrapolou, em muito, o prazo de análise do pedido.

“Tal situação explicita atuação abusiva do ente público, que por vias transversas busca suprimir a seus servidores direitos estabelecidos pela lei, o que não pode ser admitido.”

O escritório Bambirra, Merola e Andrade Advogados patrocinou a causa.

Leia a decisão.

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

É possível assumir dois cargos públicos simultaneamente?

2/9/2019
Migalhas de Peso

Servidor público e o direito de regresso do Estado

8/8/2019
Migalhas de Peso

A importância do servidor público

28/10/2015

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025