Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Transtorno do Espectro do Autismo e o Direito à Educação Inclusiva"

A autora faz um apanhado desde o histórico da pessoa com deficiência até as bases pedagógicas e psicológicas do desenvolvimento do aluno com TEA.

23/11/2020

A obra "O Transtorno do Espectro do Autismo e o Direito à Educação Inclusiva" (Lumen Juris - 221p.), de Sandra Lucia Garcia Massud, trata sobre o direito fundamental à educação da pessoa com a deficiência, analisando as características do transtorno e as possibilidades de progresso cognitivo e emocional com a educação inclusiva.

(Imagem: Arte Migalhas)

Esta obra é uma feliz mistura de excelência acadêmica com experiência profissional, legitimada, ainda, por uma intensa vivência pessoal. O leitor encontrará importantes apontamentos históricos sobre como a sociedade encarou as pessoas com deficiência, o que lhe permitirá contextualizar sua difícil luta para vencer os olhares e as práticas discriminatórias.

Com significativas referências multidisciplinares, o texto aborda especificamente as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), sua diversidade e complexidade, tão importantes quando se pensa em qualquer estratégia de inclusão social. A autora analisa a legislação pertinente e traz sua percepção acerca da educação inclusiva no Brasil, notadamente das pessoas com TEA, apontando caminhos possíveis em direção à supressão dos abismos encontrados entre estas e as pessoas consideradas neurotípicas.

O livro é uma fonte obrigatória não só às pessoas do mundo jurídico, mas a todas aquelas que são responsáveis direta e indiretamente por promover genuinamente a inclusão escolar desses indivíduos, tais como gestores públicos e privados, professores, familiares e as próprias pessoas com TEA. Afinal, se o que se busca é sua inserção e autonomia, não é possível falar delas sem que as mesmas tenham a oportunidade de debater seus próprios interesses.

Sobre a autora:

Sandra Lucia Garcia Massud é mestre e doutoranda em Direito Institucional pela PUC/SP. Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Atualmente é coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e coordenadora da Equipe Multidisciplinar do MPSP. É membro da Comissão Permanente de Direitos da Pessoa com Deficiência e Idosa do Grupo Nacional de DIreitos Humanos - CNPG e membro da AMPID.

______

Ganhador:

Giovanni Fontana, de Erechim/RS.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024