Migalhas Quentes

Advogado destituído unilateralmente consegue garantir honorários

Clientes ganharam as causas, que já transitaram em julgado, mas ainda não receberam os valores.

20/11/2020

Advogado destituído unilateralmente por clientes terá direito a receber 10% de honorários contratuais. A decisão de dar provimento ao recurso é da 33ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, sob relatoria da desembargadora Ana Lucia Romanhole Martucci.

O advogado embargado afirmou que o fato de ter transitado em julgado as sentenças em que houve condenação em favor de seus clientes, ora embargantes, já enseja seu direito ao recebimento dos honorários ad exitum.

(Imagem: Freepik)

Alegou que uma cláusula do contrato firmado entre as partes prevê o recebimento dos honorários em três proporções, sendo o último terço devido com o trânsito em julgado. Acrescentou que a execução não se funda na rescisão contratual, mas, sim, no fato de já ter sido obtido o êxito nas demandas em que representou os embargantes.

Os executados opuseram embargos à execução, sustentando que, diante da rescisão antecipada do contrato, não é devida a remuneração integral dos honorários contratados, pelo que o título executivo não goza de liquidez, pois depende de ação de arbitramento.

Aduziram também que o contrato prevê honorários ad exitum, entretanto, ainda nada receberam nas demandas, pelo que não há que se falar em benefício econômico.

Ao analisar o caso, a relatora verificou que assiste razão ao advogado no sentido de que a execução não se refere à multa pela rescisão antecipada, mas apenas aos honorários contratuais ajustados em 10% ad exitum relativos a dois processos.

“O advogado apelante atuou nos processos por longo período, representando os clientes em toda a fase de conhecimento, inclusive com apresentação de recurso e alcance do trânsito em julgado. Após isso, houve a rescisão injustificada da avença, antes da efetiva satisfação da dívida.”

Segundo a magistrada, o percentual mínimo de 10% sobre o proveito econômico obtido pelos clientes mostra-se devido e bastante razoável e proporcional ao trabalho desenvolvido pelo advogado, pelo que não há necessidade de ação de arbitramento para apuração de honorários proporcionais.

“Não havendo controvérsia sobre a rescisão unilateral do contrato de prestação de serviços advocatícios pelas contratantes, antes do final do processo em que eram representadas pelo advogado exequente, o pagamento da remuneração prevista passou a ser exigível independentemente da satisfação do crédito devido às clientes naquela demanda.”

Assim, o colegiado determinou o prosseguimento da execução de título extrajudicial, condenando os embargantes ao pagamento das custas, das despesas processuais e dos honorários advocatícios fixados em 10% do valor da dívida.

O advogado Felipe Antonio Andrade Almeida atua na causa.

Leia o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Advogado que atuou em causa deve receber honorários mesmo se não participar de acordo

19/10/2020
Migalhas Quentes

TST fixa entendimento sobre pagamento de honorários de sucumbência após reforma trabalhista

24/9/2020
Migalhas Quentes

Autorizada penhora de rendimentos de devedor para pagamento de honorários advocatícios

25/5/2020
Migalhas Quentes

Advogados destituídos na véspera de acordo podem executar sucumbência na própria ação

10/12/2019

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024