Migalhas Quentes

Conselho de Ética da Alesp aprova cassação de Arthur do Val

Em março, Arthur do Val proferiu uma série de falas misóginas e disse que mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres. Agora, o plenário da Casa precisa avaliar a decisão.

12/4/2022

Nesta terça-feira, 12, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp aprovou a cassação de Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei". Por unanimidade, foi aprovada a medida disciplinar de perda de mandato do deputado por quebra de decoro parlamentar. Agora, o plenário da Casa precisa avaliar a decisão. 

O Conselho analisou áudios tornados públicos na internet, em que Arthur do Val proferiu uma série de falas misóginas e disse que mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres.

"São fáceis porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas 'minas', em dois grupos de 'mina'. É inacreditável a facilidade."

Relembre

No mês passado, o deputado esteve na Ucrânia após arrecadar doações para ajudar refugiados após a invasão russa ao país. No áudio, ele diz que, na fila de refugiadas, só tem "deusa".

"Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui. [...] "Passei agora quatro barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são doze policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram 'minas' que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá".

Ele confirmou que as declarações são suas e disse que foram feitas em grupo privado. Ele também pediu desculpas e disse que cometeu erro.

Posteriormente, em nota publicada nas redes sociais, a OAB/SP, por meio de sua diretoria e pelas comissões da Mulher Advogada, de Direitos Humanos e de Diversidade Sexual e de Gênero, repudiou a declaração do deputado estadual. "Trata-se de demonstração revoltante de opressão de gênero e que merece resposta imediata", diz trecho da nota.

Alesp aprova cassação de Arthur do Val por falas misóginas (Imagem: Roberto Casimiro | Fotoarena | Folhapress)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Arthur do Val cometeu crime em áudio sobre mulheres ucranianas?

8/3/2022
Migalhas Quentes

OAB/SP repudia fala de Arthur do Val sobre mulheres ucranianas

6/3/2022

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024