Migalhas Quentes

TJ/RJ terá posto avançado na Sapucaí durante desfiles das escolas de samba

Três juízes ficarão de plantão, por dia, para atender casos como desacato, agressões, atos de violência e ações envolvendo consumo, como compra de ingressos, entre outros.

20/4/2022

O TJ/RJ terá um posto avançado do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, na Marquês de Sapucaí, nos desfiles das escolas de samba – nos dias 20, 21, 22, 23 e 30 de abril – a partir das 18h, no Setor 11. Com competência plena, cível e criminal, inclusive para casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e para a realização de audiências de custódia, excetuando-se infância, juventude e idoso, o posto funcionará durante os desfiles das agremiações da Série Ouro, do Grupo Especial e no Desfile das Campeãs (30/4).

Três juízes ficarão de plantão, por dia, para atender casos como desacato, agressões, atos de violência e ações envolvendo consumo, como compra de ingressos, entre outros.  

TJ/RJ terá posto avançado na Sapucaí durante desfiles das escolas de samba.(Imagem: Freepik)

Infância e Juventude

A 1ª vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital terá plantão de funcionamento nos dias de desfile das escolas de samba das 18h às 8h do dia seguinte, na Praça XI de Junho, 403, Cidade Nova.

As regras para a participação de crianças e adolescentes nos desfiles das escolas de samba estão estabelecidas na Portaria de Carnaval 02/15, com normas específicas para os desfiles dos adultos e para as escolas mirins. Nas dependências do Sambódromo não é permitida a entrada de crianças menores de cinco anos e nem de crianças e adolescentes desacompanhados.

As agremiações devem requerer um pedido de Alvará Autorizativo ao juiz acompanhado de uma série de documentos como listagens nominais das crianças e adolescentes que desfilarão, Anotação de Responsabilidade Técnica dos carros alegóricos e dados do responsável pela escola.

Os juízes das Varas de Infância e Juventude atuando no plantão estão aptos a aplicar medidas de proteção previstas no artigo 101 do ECA, exclusivamente à Comarca da Capital, no que diz respeito às atividades pertinentes aos festejos em todos os arredores do Sambódromo.

Informações: TJ/RJ 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025

Qual é o melhor caminho para quem está fora de status nos EUA neste momento?

2/12/2025

Tema 1.290/STF: Consequências jurídicas e financeiras para o crédito rural

2/12/2025

Regularizou seu imóvel pela anistia em SP? Cuidado!

2/12/2025