Migalhas Quentes

Professor Celso Barros Coelho comemora 100 anos

Roberto Rosas homenageia o catedrático de Direito Civil, deputado federal e ex-presidente da OAB/PI.

17/5/2022

Em maio o mundo jurídico comemora uma data histórica – 100 anos de vida de Celso Barros Coelho, professor catedrático de Direito Civil, deputado federal, ex-presidente da OAB/PI por cinco mandatos, professor na UnB, na Universidade Federal do Piauí, e grande advogado. Por ocasião da data, o advogado Roberto Rosas (Rosas Advogados) relembra texto publicado em 2016 no livro "Perfis paralelos – juristas", escrita pelo centenário jurista, onde traçou fies retratos de Rui Barbosa, Miguel Reale, San Tiago Dantas e outros grandes nomes:

"É uma grande honra prefaciar esta obra elaborada com tanto zelo e critério como uma forma, a meu ver, de homenagear grandes juristas brasileiros e, consequentemente, reconhecer legado que deixaram para o nosso direito pátrio.

Escrevi o livro “Perfis do Mundo Jurídico” publicado em 2011 e, por isso, me identifico com o professor e poeta Celso Barros Coelho na empreitada que se inicia agora para o leitor, mas que, para o autor, não tem começo nem fim, é linear de vida e de eternidade. É a própria eternidade se fazendo viva.

Que é perfil? Foi esta a pergunta que me fiz em minha obra de mesma temática. Recorri ao Dicionário. Para o Aurélio é a descrição de uma pessoa em traços mais ou menos rápidos. Para o Houaiss são traços que se destinam a realçar características básicas.

Ambas as descrições caem muito bem nesta esmerada obra que, por mais caprichada e caprichosa, jamais poderia abarcar além de traços dos grandes juristas aos quais se refere. Nada obstante, por mais despretensiosos que sejam estes traços, têm eles a missão e a pretensão galã de realçar as peculiaridades de cada perfil, de cada jurista, para exortar o leitor a os conhecer melhor, ainda que palidamente.

Pouco posso adicionar ao esmerado trabalho que esta obra personifica na exaltação das qualidades mais conhecidas ao público como também as mais caras aos homenageados e aos que os conheciam intimamente, e com alguns tenho ou tive ligações."

100 anos de Celso Barros Coelho(Imagem: Divulgação)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025