Migalhas Quentes

STJ nega pedido de mãe para pagar mensalidade proporcional na pandemia

Para colegiado, a não prestação do serviço em sua inteireza decorreu de fato alheio às atividades da escola.

17/6/2022

A 4ª turma do STJ negou pedido de uma mãe para pagar mensalidades escolares proporcional no período de pandemia. O colegiado considerou que embora os serviços não tenham sido prestados da forma como contratado, não houve falha do dever de informação ou desequilíbrio econômico-financeiro imoderado para a consumidora.

A mãe alegou no processo que desde março de 2020, em razão das medidas de prevenção da pandemia, as aulas passaram a ser disponibilizadas de forma remota, além de terem sido suprimidas disciplinas da grade curricular regular, diferentemente dos termos do contrato.

Sustenta, ainda, que essa situação causou prejuízo à aprendizagem dos filhos, além de aumentar os custos e gastos dela e reduzindo os da escola. Pediu, portanto, a redução proporcional dos valores.

O juízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido. O TJ manteve o entendimento, afastando a revisão contratual, e estabelecendo que a intervenção do Judiciário reveste de caráter subsidiário e excepcional, notadamente diante do prestígio de que goza a liberdade contratual no ordenamento jurídico.

STJ nega mensalidade escolar proporcional em período pandêmico.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o recurso no STJ, o relator, ministro Luís Felipe Salomão ressaltou que a não prestação do serviço em sua inteireza decorreu de fato alheio às atividades da escola, posto que esta não apenas não poderia prestar os serviços, que exigiam a presença dos alunos, como também se encontrava impedida de prestar os serviços de maneira presencial.

"Penso que, embora os serviços não tenham sido prestados da forma como contratado, não há se falar em falha do dever de informação ou desequilíbrio econômico-financeiro imoderado para a consumidora."

Para Salomão, a mera alegação de redução de condições financeiras da mãe, por sua vez, e o incremento dos gastos com serviço de tecnologia não inviabilizaram a continuidade do serviço.

“A afirmação de que teria havido diminuição dos custos da escola, por outro lado, além de não se evidenciar como requisito para revisão com base na quebra da base objetiva do contrato, não é atônica de revisão com fundamento na quebra da base objetiva, não se compatibiliza com os princípios da boa-fé objetiva e da função social do contrato, na especial conjuntura econômica e social que a todos assolava o país à época.”

Segundo o ministro, a revisão dos contratos em razão da pandemia não consiste em decorrência lógica ou automática, devendo-se levar em conta, sobretudo, a natureza do contrato e a conduta, tanto no âmbito material como na esfera processual das partes envolvidas.

"A análise do desequilíbrio econômico e financeiro deve ser realizada, portanto, com base no grau do desequilíbrio e nos ônus a serem suportados pelas partes.”

Assim, negou provimento ao recurso especial. A decisão do colegiado foi unânime.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Escola não precisará revisar mensalidades em razão da pandemia

17/7/2021
Migalhas Quentes

Covid-19: STF anula lei do PA que dá desconto em mensalidade escolar

31/5/2021

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Homem tem justa causa mantida por maus-tratos a animais em frigorífico

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024