Migalhas Quentes

Rede Governança Brasil intensifica atuação internacional junto à OCDE

O embaixador da RGB, João Augusto Nardes explicou o resultado do trabalho que vem sendo realizado para o desenvolvimento do país com audiências na OCDE.

12/7/2022

Completado três anos na última quinta-feira, 7/7, a Rede Governança Brasil intensificou sua atuação internacional junto a OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O principal interlocutor da RGB junto às entidades internacionais é o ministro do TCU, e embaixador da Rede, João Augusto Nardes.

(Imagem: Divulgação | Rede Governança Brasil)

Entre 2013 e 2014, no período que ocupou a presidência do TCU, Nardes verificou a necessidade de uma ação mais preventiva e voltada para a governança. De lá para cá, tem desenvolvido ações na disseminação da tese, além de participar das audiências com a OCDE.

A organização examina e divulga meios para melhorar políticas públicas em áreas de política econômica, comércio, ciência e tecnologia e educação, entre outros. O intercâmbio desses conhecimentos entre os países é uma das vantagens de integrar a entidade internacional.

O embaixador da RGB explicou o resultado do trabalho que vem sendo realizado para o desenvolvimento do país com audiências na OCDE. Na última semana de junho, Nardes e o ministro Bruno Dantas do TCU, participaram de uma reunião, em Paris, junto ao Secretário- Geral da OCDE, Mathias Cormann, e a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco), Gabriela Ramos.

“Estive na OCDE para mostrar um relatório com todos os indicadores e avanços que o Brasil conquistou nos últimos 10 anos, que estão sendo fundamentais para a entrada na organização”, explicou Nardes.

Em uma década, já foram desenvolvidos mecanismos de governança como índice integrado de governança e gestão públicas (igg), edição do decreto Federal 9.203/17 e fundação da Rede Governança Brasil.

A RGB, que também conta com o apoio do IGCP - Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público, reúne aproximadamente 457 voluntários atuando em diferentes temáticas para fomentar mecanismos de liderança, estratégia e controle na administração pública brasileira. Atualmente, a instituição conta com o trabalho de 29  comitês,  seminários, fóruns, prêmio RGB, mentoria de prefeitos cartilhas e produtos. 

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes vota por invalidar quatro dispositivos da lei de improbidade

15/5/2024

Moraes critica juízes que negam recursos de réus absolvidos por falta de provas

15/5/2024

STJ possibilita decretação do divórcio após morte de um dos cônjuges

16/5/2024

Barroso diz que inteligência artificial poderá escrever sentenças "em breve"

15/5/2024

Banco utiliza visual law em petições contra golpes e fraudes

16/5/2024

Artigos Mais Lidos

As mensagens enviadas por WhatsApp após o horário de trabalho podem configurar horas extras?

15/5/2024

A legalidade da cobrança de dívida prescrita no Brasil: Uma análise jurídica e a atuação do direito bancário no combate à advocacia predatória nesses casos

16/5/2024

Conflitos e perspectivas na tributação de heranças e doações: SC COSIT 21/24

17/5/2024

A obrigatoriedade de cobertura frente ao futuro da saúde e o avanço do Judiciário

16/5/2024

Primeiras impressões do provimento 161/24 do CNJ

16/5/2024