Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Discriminação Algorítimica nas Relações de Trabalho"

O presente livro investiga o uso de algoritmos nas relações de trabalho como possível mecanismo de discriminação, revelando que a inteligência artificial já é uma realidade no mercado e amplamente aplicada às relações de trabalho.

21/9/2022

A obra "Discriminação Algorítimica nas Relações de Trabalho" (Lumen Juris - 248p.), de autoria de Paulo Roberto Fogarolli Filho (Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados), investiga o uso de algoritmos nas relações de trabalho como possível mecanismo de discriminação, revelando que a inteligência artificial já é uma realidade no mercado e amplamente aplicada às relações de trabalho.

(Imagem: Arte Migalhas)

A tecnologia aliada ao uso expansivo da internet modificou o contexto histórico, sociológico, político e jurídico, e perpassa por todos os aspectos de nossas vidas.

Esse novo contexto social fez emergir a denominada Sociedade da Informação, cujo momento epocal é regido pela velocidade dos movimentos disruptivos guiados pela tecnologia e pelos algoritmos inteligentes. Assim sendo, não é preciso convencer o leitor sobre a relevância, a importância e a atua lidade dos instigantes temas abordados no presente livro, pois a temática acerca do impacto dos algoritmos na sociedade hodierna faz exsurgir para o Direito questões nunca vivenciadas e nem sequer suscitadas, tornando obsoletas várias teorias e conceitos, como os da privacidade e do vínculo empregatício, para citar somente dois exemplos.

O presente livro investiga o uso de algoritmos nas relações de trabalho como possível mecanismo de discriminação, revelando que a inteligência artificial já é uma realidade no mercado e ampla-mente aplicada às relações de trabalho. Neste sentido, este livro se desenvolve na linha apresentada por vários autores que investigam o papel do Direito e do Estado na Sociedade da Informação, ou seja, o de regular e limitar o uso da tecnologia para que ela não se torne um instrumento de exclusão e discriminação.

Sobre o autor:

Paulo Roberto Fogarolli Filho é associado do Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados. Especialista em direito do trabalho, com atuação em preparação de estratégias de defesa, envolvendo processos administrativos no âmbito da Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e judiciais. Atua, também, nas negociações com sindicatos, planos de remuneração e questões relacionadas ao consultivo trabalhista. Há mais de onze anos, desenvolve seu trabalho, notadamente, no atendimento de demandas complexas e estratégicas relacionadas ao direito do trabalho. Possui experiência nos ramos de saúde, construção civil, educação, comércio, automobilístico, restaurantes e similares.

_________

Ganhador

_________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025