Migalhas Quentes

Bolsonaro aciona STF contra Lula e Gleisi por crimes contra a honra

Presidente requer abertura de ação penal por ter sido chamado de “genocida” e “miliciano”.

27/11/2022

O presidente Jair Bolsonaro acionou o STF nesta sexta-feira, 5, contra Lula e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, por supostos crimes contra a honra, além de imputação de fatos definidos como crime.

Ele alega que foi chamado, em comícios e propaganda eleitoral, de genocida e miliciano, além de outras ofensas à sua reputação, como demônio e canibal. 

Jair Bolsonaro aciona STF contra Lula e Gleisi Hoffmann.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

No documento, é citado evento realizado no Complexo do Alemão, no RJ, no qual Lula teria atribuído a Bolsonaro a responsabilidade pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, além de associação a milicianos, fatos previstos como crime nos artigos 121 e 288-A do CP.

A representação também afirma que Gleisi teria publicado, em uma de suas redes sociais, que o representante seria o mandante do assassinato de Benedito Cardoso dos Santos, morto por colega de trabalho com 15 facadas por motivação política. Diz-se, ainda, que Lula também teria imputado ao presidente a responsabilidade pelo assassinato.

A representação, endereçada à presidente da Corte, ministra Rosa Weber, é assinada pelo diretor Geral da Polícia Federal Márcio Nunes de Oliveira, a partir de documento oriundo do ministério da Justiça. No texto, solicita-se que seja feita a apreciação do foro competente para processo e julgamento, bem como para eventual autorização de instauração de inquérito policial.

A petição foi distribuída ao ministro Nunes Marques.

Processo: Pet 10.738

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TSE manda YouTube remover vídeo de Lula chamando Bolsonaro de genocida

12/8/2022
Migalhas Quentes

Deputadas processam Zambelli por associá-las à “esquerda genocida”

1/3/2022
Migalhas Quentes

DPU e advogados vão ao STF em defesa de investigados por Bolsonaro

19/3/2021
Migalhas Quentes

"Há genocídio sim no Brasil", diz Kakay sobre atuação de Bolsonaro

17/3/2021
Migalhas Quentes

Gilmar Mendes: Bolsonaro não tem poder para exercer política pública genocida

15/4/2020

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025