Migalhas Quentes

Flávio Dino será o ministro da Justiça no governo Lula

Eleito em outubro para o cargo de senador, o parlamentar é advogado, ex-juiz e professor.

9/12/2022

Nesta sexta-feira, 9, o presidente eleito Lula anunciou que Flávio Dino será o ministro da Justiça a partir de 1º janeiro de 2023.

O parlamentar, eleito para o cargo de senador em outubro, coordena o grupo técnico que discute Justiça e Segurança Pública durante o período de transição.

Flávio Dino será o ministro da Justiça a partir de janeiro.(Imagem: Kleyton Amorim/UOL/Folhapress)

Atual governador do Maranhão, Flávio Dino, nasceu em São Luíz/MA e tem 54 anos. Ele é advogado, ex-juiz e professor de UFMA - Direito da Universidade Federal do Maranhão desde 1993.

O parlamentar é formado pela UFMA- Universidade Federal do Maranhão. Possui Mestrado em Direito Público pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco e lecionou na UNB - Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, de 2002 a 2006.

Na magistratura, Dino foi juiz Federal por 12 anos. Exerceu os cargos de secretário-geral do CNJ, presidente da Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil e assessor da presidência do STF.

Em 2006, foi eleito deputado federal, o quarto mais votado do Maranhão. Entre 2011 e 2014, o político presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo.

Em 2014, disputou sua segunda eleição para o governo do Maranhão e saiu vitorioso. Posteriormente, em 2018 foi reeleito para o cargo.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

TSE barra indicação de advogado que comparou governador do MA a porco

19/3/2021
Migalhas Quentes

Flávio Dino busca no STF aval para comprar vacinas não autorizadas pela Anvisa

8/12/2020

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025