Migalhas Quentes

Após decisão da Justiça, capivara Filó é devolvida a influenciador

Juiz considerou que "não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil".

30/4/2023

Após decisão liminar do juiz Federal Márcio André Lopes Cavalcante, a capivara Filó foi devolvida ao influenciador digital Agenor Tupinambá.

O tiktoker, de 23 anos, mora em Autazes, no Amazonas, e viralizou ao mostrar sua rotina ao lado da capivara Filomena, mais conhecida como Filó, o que foi considerado exploração animal pelo Ibama.

O órgão havia retirado o animal do influenciador e o multado em R$ 17 mil.

Na decisão que determinou a volta de Filó para a casa de Agenor, o juiz ponderou que “o autor, morador de zona rural de um pequeno município do interior do estado do Amazonas, vive em perfeita simbiose com a floresta e com os animais ali existentes”.

“Não há muros ou cercas que separam o casebre do autor em relação aos limites da floresta. Os animais circundam a casa e andam livremente em direção à residência ou no rumo do interior da mata. Não há animais de estimação na casa do autor porque o seu quintal é a própria Floresta Amazônica. Percebe-se, portanto, que não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil. Ante o exposto, concedo a tutela provisória de urgência para que, até o desfecho da lide, seja deferida a guarda provisória da capivara Filó a Agenor Bruce Tupinambá. Como consequência, determino que o IBAMA seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor, imediatamente.”

A decisão foi cumprida neste domingo, 30, e celebrada nas redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Joana Darc ?? (@joanadarcam)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Cão Beethoven é nomeado diretor de combate a maus-tratos da OAB/MG

10/2/2023
Migalhas Quentes

Pet comunitário: Justiça ordena permanência de gatinho em condomínio

13/1/2022
Migalhas Quentes

Decisão inédita no TJ/PR: animais podem ser parte em ação judicial

16/9/2021

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025