Migalhas Quentes

Bandeira de Mello diz que exame da magistratura é para "nivelar candidatos"

O conselheiro do CNJ explicou o exame visa facilitar a logística, e não substituir os exames locais.

29/11/2023

“O exame da magistratura será uma peneira para nivelamento dos candidatos", afirmou Bandeira de Mello, presente na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

Questionado pela TV Migalhas, o conselheiro do CNJ explicou que o exame visa facilitar a logística, e não substituir os exames locais.

“Em exames locais eles podem cobrar matérias especificas, conforme a especialidade do tribunal ou a região que se localizam. Mas você terá sim um nivelamento dos candidatos a partir de um pressuposto mínimo de conhecimento.”

Assista a entrevista:

O evento

Belo Horizonte é palco, novamente, após 33 anos, do maior evento jurídico do mundo - a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Com o tema "Constituição, Democracia e Liberdades", o evento, que acontece a cada três anos, terá programação variada, composta por 50 painéis e duas conferências magnas, totalizando quase 400 palestrantes nacionais e internacionais.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNJ aprova resolução que institui Exame Nacional da Magistratura

14/11/2023
Migalhas Quentes

CNJ aprova equiparação entre carreiras de juízes e membros do MP

18/10/2023
Migalhas Quentes

No CNJ, Barroso anuncia criação de exame nacional da magistratura

18/10/2023

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025