Migalhas Quentes

Podcast sobre jurimetria inicia segunda temporada

MCast explica a modularização da jurimetria.

1/2/2024

Lançada em dezembro de 2023, a nova fase do MCast - o podcast do Mandaliti - está acessível em todas as principais plataformas de streaming. Esta temporada tem como destaque a introdução de uma inovadora abordagem de jurimetria. Segmentada de forma modular e abordando as principais dores das operações jurídicas, a nova abordagem do MCast busca aumentar a eficiência e objetividade na resolução de problemas dos clientes.

Nova temporada do podcast MCast apresenta a jurimetria em módulos(Imagem: Freepik)

No segundo episódio, Marina Cury, gerente jurídica do Mandaliti e especialista em jurimetria, falou sobre a importância da modularização da jurimetria por meio da segmentação dos dados, de acordo com as necessidades da informação.

A transformação da jurimetria em formato modular, conforme as exigências do cliente, proporciona um trabalho mais focado e direcionado. Essa abordagem não apenas melhora a gestão dos processos, mas também fortalece a sua defesa. Ao se aprofundar nos módulos necessários, identificando a causa raiz, por exemplo, é possível compreender melhor as dores do cliente e desenvolver estratégias mais eficazes”, explica Marina.

Segundo a gerente, em um exemplo prático, ao analisar a carteira de um grande banco com uma ampla capilaridade, é possível identificar as causas raiz dos processos judiciais perdidos. Ao segmentar a carteira e examinar as ações com maior perda, é viável entender os motivos que levaram os autores a acionarem o banco. Nesse sentido, a jurimetria e a organização dos dados proporcionam ao departamento jurídico informações focadas e eficientes, resultando em estratégias mais direcionadas para solucionar ou defender eficazmente os problemas. 

Já no módulo de subsídios, por exemplo, pode-se avaliar a efetividade das provas apresentadas nas defesas e verificar se esses documentos, testemunhos e perícias contribuem de fato para o resultado das ações. Isto porque a qualidade destes é determinante para obter decisões favoráveis. Em outro cenário, como o de uma seguradora, a análise do material juntado ao processo pode revelar a falta de clareza e transparência nas cláusulas contratuais. E, ao identificar essas fragilidades, é possível realizar os ajustes necessários para aumentar as chances de sucesso nas defesas.

Por fim, ao aplicar o módulo de parte ofensora, identificam-se padrões de comportamento de advogados que entram com ações em massa, avaliando reiterados ajuizamentos e identificando possíveis fraudes. “Nesse sentido, a análise modular e mais aprofundada permite traçar planos para evitar práticas predatórias no judiciário, beneficiando tanto os departamentos jurídicos quanto os escritórios de advocacia na defesa dos interesses de seus clientes”, finaliza Cury.

O segundo episódio da nova temporada do MCast está disponível pelo Spotify, YouTube, e principais canais de streaming. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025