Migalhas Quentes

CEDES e IBCJ realizam visita à sede do Banco do BRICS

Comitiva liderada por Thomas Law foi recebida por Dilma Rousseff e o corpo técnico do Banco do BRICS.

28/6/2024

A missão brasileira do CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social e IBCJ, liderada pelo presidente do Ibrachina, Thomas Law, realizou uma visita institucional ao NDB -New Development Bank, também conhecido como "Banco do Brics". A instituição, com sede em Xangai, é presidida por Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil. 

A comitiva é formada por professores e alunos pós-graduandos do CEDES, presidido por João Grandino Rodas, e juristas do IBCJ - Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas, presidido por Thomas Law, que tem como um de seus fundadores Joaquim Portes de Cerqueira César. Thomas Law também é vice-presidente do CEDES. 

"A visita ao NDB foi um grande sucesso. Nossos alunos puderam trocar experiências com o departamento de pesquisa do Banco, através de David Zhang e Bing Xu, membros do corpo técnico da instituição. Eles explicaram o funcionamento do NDB, apresentando sua infraestrutura, com destaques para os programas de sustentabilidade e de economia verde", destacou Thomas. 

O presidente do Ibrachina lembrou que há uma parceria entre o AIIB - Banco da Infraestrutura da Ásia e o NDB em projetos específicos para o Brasil. Isso inclui uma ajuda para fomento e desenvolvimento do Rio Grande do Sul, dentro do plano de reconstrução do Estado, devastado por um desastre climático em maio, que teve uma mobilização do Ibrachina e diversas entidades para envio de doações.  

A comitiva reuniu-se ainda com a presidente Dilma Rousseff e o assessor técnico-jurídico Alessandro Teixeira, que fez uma apresentação sobre a operação do banco. Ele abordou diferentes temas, incluindo cidades inteligentes. Além de responder perguntas da comitiva, Alessandro pontuou quais os projetos do NDB estão em andamento, com destaque para os de infraestrutura. 

"Nossa delegação é composta por 31 pessoas, incluindo juristas, professores, advogados e juízes. Todos foram instruídos sobre como funciona um banco multilateral e os projetos de financiamento para países em desenvolvimento. Também conversamos com a presidente Dilma, que está fazendo um grande trabalho de gestão no NDB", afirmou Thomas. 

CEDES e IBCJ realizam visita à sede do Banco do BRICS.(Imagem: Ibrachina)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025