Migalhas Quentes

Em artigo, Barroso analisa IA no Brasil e propõe princípios para regulação

Presidente do STF realiza panorama sobre passado, presente e futuro da nova tecnologia.

28/6/2024

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, publicou recentemente um artigo na revista "Direito e Práxis" da Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, intitulado “Inteligência artificial: promessas, riscos e regulação”, em que discute potencialidades e riscos dessa tecnologia.

Ao lado de Patrícia Perrone Campos Mello, professora do doutorado e mestrado e da graduação do Centro Universitário de Brasília, Barroso aborda desde o início da IA na IV Revolução Industrial, até os benefícios e malefícios trazidos pela nova tecnologia nos dias atuais. Além disso, o ministro propõe princípios para a regulação da IA.

“Se trata de uma tecnologia com grande potencial, cujos efeitos reais dependerão sobretudo do uso que faremos dela. Em tais condições, o direito tem o importante desafio de produzir um desenho institucional que incentive seu bom uso e contenha o seu desvirtuamento.”

Leia o artigo completo aqui.

Ministro Barroso publica artigo abordando IA no Brasil e propõe diretrizes para sua regulação.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

IA pode ajudar a dar vazão às demandas previdenciárias, diz Barroso

28/6/2024
Migalhas Quentes

Barroso diz que inteligência artificial poderá escrever sentenças "em breve"

15/5/2024
Migalhas Quentes

Para ministros, ChatGPT pode ser valioso para a Justiça

2/5/2023

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025