Migalhas Quentes

Martinelli Advogados realiza evento sobre reforma tributária

O encontro trouxe à tona questões que ainda demandam melhor compreensão sobre a implementação do novo modelo tributário sobre o consumo.

1/4/2025

Com o início da reforma tributária sobre o consumo agendada para 2026, empresas já correm para entender como as mudanças afetarão suas operações.

No entanto, persistem dúvidas importantes – por exemplo, o impacto da tributação no destino, a agilidade no ressarcimento dos créditos do IBS e da CBS, a amplitude da base de incidência do IVA Dual e os pontos de atenção em relação ao período de transição.

A par disso, no último dia 26/3, o Martinelli Advogados promoveu a clientes de diversos setores da economia o evento "Cenário Tributário".

O advogado Breno Consoli, sócio do escritório, observou durante o evento que "há uma série de aspectos da reforma tributária que deverão levar as empresas a reverem projetos e operações, e isso inclui desde a revisão de contratos com fornecedores, até a permanência nos locais em que estão instaladas hoje, considerando o fim dos incentivos fiscais de ICMS". 

Martinelli Advogados realiza evento sobre os impactos da reforma tributária.(Imagem: Divulgação)

Entre os pontos de atenção das empresas, os sócios e advogados Breno Consoli, Fernanda Tarsitano, Rodrigo de Oliveira e Eduardo Lucas destacam:

De acordo com  o sócio Rodrigo de Oliveira, há diversos pontos de atenção quanto à implementação da reforma tributária e à preparação das empresas.

"É um momento para que as empresas revisem o planejamento societário, reavaliem cláusulas contratuais, avaliem o impacto da reforma nos sistemas de TI, o que exigirá ajustes em todos os parâmetros dos ERPs, e revisem as estratégias sobre a apropriação de créditos tributários", afirma.

Oliveira destacou ainda que, durante o período de transição, as empresas precisarão operar com dois regimes tributários distintos, o que demandará uma adaptação cuidadosa e bem planejada.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025