Migalhas Quentes

Homem usa advogado criado por IA e é repreendido por juíza: “não gosto de ser enganada”

“Seria bom saber disso quando você fez sua solicitação. Você não me informou, senhor”, afirmou a juíza.

8/4/2025

Uma audiência na Corte de Apelações de Nova York foi interrompida após a juíza Sallie Manzanet-Daniels perceber que um dos participantes era, na verdade, um avatar gerado por inteligência artificial. O episódio ocorreu em 26 de março e envolveu Jerome Dewald, autor de uma ação trabalhista que tentava apresentar seus argumentos por meio de um vídeo protagonizado por um “advogado virtual”.

Assista ao momento, a partir do minuto 19:

Segundo relato da juíza, Dewald havia solicitado previamente o uso de um vídeo pré-gravado para expor suas alegações. No entanto, durante a sessão, o conteúdo surpreendeu os magistrados. O vídeo mostrava um homem jovem, com vestimenta formal e postura confiante, que começou a se apresentar diante do painel de cinco juízes.

"Ok, espere um pouco", interrompeu a magistrada. "Esse é o advogado do caso?"

Diante da pergunta, Dewald esclareceu que o indivíduo na gravação não existia. “Fui eu que gerei isso. Essa pessoa não é real”, respondeu, revelando tratar-se de um avatar criado por IA.

A reação da juíza foi imediata: “Seria bom saber disso quando você fez sua solicitação. Você não me informou, senhor”, afirmou, ordenando que o vídeo fosse interrompido. “Não gosto de ser enganada”, completou.

Posteriormente, Dewald enviou uma carta ao tribunal pedindo desculpas pelo ocorrido. Ele explicou que não tinha advogado e achou que a IA poderia apresentar seus argumentos de maneira mais clara, evitando hesitações.

Em entrevista à agência Associated Press, o autor do processo afirmou que usou um software comercial para gerar o avatar e que sua intenção inicial era criar uma versão digital de si próprio, mas não teve sucesso na personalização. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Primeiro juiz a realizar audiência virtual analisa avanços da IA na Justiça

27/3/2024
Migalhas Quentes

Advogado virtual? ChatGPT consegue “aprovação” na primeira fase da OAB

22/2/2023
Migalhas Quentes

Nancy Andrighi: Olhar do juiz jamais poderá ser substituído pela inteligência artificial

11/10/2019

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025