O dia 8/4 - data de nascimento de Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e um dos principais líderes globais na defesa da sustentabilidade - poderá se tornar o Dia Internacional do ESG para o Desenvolvimento Sustentável.
A proposta foi apresentada pelo Instituto Global ESG em parceria com a RTI - Rede Internacional de Transportes, com o apoio do Sistema da CNT - Confederação Nacional dos Transportes aos países membros da rede. A ação ocorreu durante a 38ª Assembleia Geral Ordinária da CIT - Câmara Internacional da Indústria de Transporte, ocorrida em abril de 2024 na cidade da Guatemala.
No encontro, países membros da Rede de Transporte Internacional aprovaram a Carta de Guatemala, que estabelece a recomendação formal aos governos nacionais para que incluam o 8/4 em seus respectivos calendários oficiais como o Dia Internacional do ESG.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer globalmente o legado de Kofi Annan e fortalecer a cultura ESG (Ambiental, Social e de Governança) como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento sustentável.
Também em 2024, uma comitiva do Instituto Global ESG e do Movimento Interinstitucional ESG na Prática esteve em reunião no Itamaraty, em Brasília/DF, com a diretora do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Gilda Motta, para alinhar a proposta que o Brasil apresentará à ONU para o reconhecimento oficial da data.
"Mais do que uma homenagem a Kofi Annan, a criação dessa data busca reforçar o papel do ESG como um caminho efetivo para construir sociedades mais justas, economias mais equilibradas e empresas mais responsáveis. O legado de Annan nos inspira a promover um desenvolvimento que, de fato, inclua pessoas, preserve o meio ambiente e gere valor sustentável para todos", destaca o presidente do Instituto Global ESG e fundador da Arnone Advogados Associados, Alexandre Arnone.
Além da proposta de instituição do Dia Internacional do ESG para o Desenvolvimento Sustentável, também está em pauta o reconhecimento de abril como o Mês de Tributo a Kofi Annan - período dedicado à reflexão sobre os valores e princípios defendidos por Annan: Paz, desenvolvimento, inclusão, democracia e responsabilidade corporativa.
Segundo o vice-presidente do Instituto Global ESG e sócio-diretor do Grupo Arnone e da Arnone Advogados Associados em Brasília, Sóstenes Marchezine, o movimento tem ganhado adesão de diferentes instituições internacionais.
"Abril passa a ser um mês simbólico para o ESG global, em que queremos incentivar empresas, governos e organizações da sociedade civil a reverenciar o legado de Annan e a renovar seus compromissos com práticas responsáveis e sustentáveis", afirma.
Celebração da data
O Brasil foi o primeiro país a realizar, de maneira oficial, a celebração do 8/4 como Dia Internacional do ESG. O evento, realizado em 2024 em Brasília, reuniu autoridades públicas, empresas, representantes da sociedade civil, embaixadores - incluindo o corpo diplomático de Gana - e contou ainda com a participação remota da diretora-executiva da Fundação Kofi Annan.
Agora, em 2025, o país celebra o segundo ano consecutivo da data, enquanto avança nos trâmites diplomáticos e institucionais, junto à ONU e a outros organismos internacionais, em busca do reconhecimento formal.