O escritório Oliveira e Olivi Advogados Associados, em parceria com a Faculdade de Direito da PUC-SP e a AIDP - Associação Internacional de Direito Penal, realizou o seminário internacional "Direito Penal em Contextos Interdisciplinares", nos dias 27 e 28/3, no campus da PUC-SP.
Durante dois dias de debates e troca de conhecimentos, o evento reuniu profissionais e acadêmicos de diversas áreas do saber como filosofia, sociologia, psicologia, criminologia, economia e ciências políticas.
O objetivo de integrar essas diferentes disciplinas foi plenamente alcançado, permitindo uma reflexão aprofundada sobre os avanços do Direito Penal e sua aplicação nos mais variados contextos sociais.
Entre os principais destaques do evento, a mesa de abertura contou com a participação de Carlos Eduardo Delmondi, sócio-diretor da área Penal Empresarial do escritório, que destacou a importância do diálogo interdisciplinar na construção de um sistema de justiça mais eficaz e humanizado.
Durante a cerimônia, também foi anunciada a nomeação de Oswaldo Henrique Duek Marques como vice-presidente do Grupo Brasileiro da AIDP em São Paulo.
Carlos Eduardo Delmondi compartilhou sobre a sua participação no evento: "Participar e organizar o seminário internacional de Direito Penal em Contextos Interdisciplinares – ao lado do escritório Oliveira e Olivi Advogados, da PUC-SP e da AIDP foi uma honra e um marco em minha trajetória acadêmica e profissional".
"O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para um diálogo plural sobre os desafios contemporâneos do Direito Penal. Sua realização reafirma o protagonismo do Brasil, e do nosso escritório, na promoção de debates jurídicos de relevância global", afirma o sócio.
Rafael Peroto, sócio curador do escritório Oliveira e Olivi Advogados, participou da Conferência Inaugural no primeiro dia de evento. O tema discutido na mesa foi: "Direito Penal e Criminologia", na qual ele foi um dos debatedores abordando as nuances da Criminologia, suas influências e complexidade enquanto ciência e o papel do Direito Penal nesse contexto.
Ainda durante o primeiro dia de debates, o tema "Expansão do Direito Penal e a Superação do Indivíduo Moderno" foi abordado por Gabriel D’Ottaviano Barboza, advogado da equipe penal do escritório, que trouxe uma visão inovadora sobre os limites e desafios do Direito Penal contemporâneo. A mesa contou ainda com a participação de João Otávio Spilari Goes, sócio da área cível da banca, como debatedor.
Além disso, a discussão sobre "Processo Penal", com a participação de Carlos Eduardo Delmondi como debatedor, trouxe à tona questões cruciais sobre a evolução e os desafios da aplicação do processo penal no Brasil, gerando um grande interesse entre os participantes.
No segundo dia, o penalista Cesar Luiz de Oliveira Janoti, advogado sênior do escritório, apresentou uma análise crítica sobre a "Lei Brasileira de Anistia", discutindo seus desafios humanísticos e criminológicos no contexto da Justiça Transicional.
O seminário foi marcado por uma ampla participação com mais de 700 inscritos, com participações presenciais e remotas. O evento proporcionou um espaço de aprofundamento e reflexão sobre o Direito Penal em um contexto interdisciplinar, promovendo novas perspectivas para a construção de políticas criminais mais eficazes e conectadas com os desafios contemporâneos.