Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP divulgou o resultado oficial das eleições para sua nova coordenação-Geral. Com 208 votos, a chapa encabeçada pelo advogado e professor Sidney Sá das Neves foi eleita para assumir a entidade pelo biênio 2025/2027. A nova diretoria assume a gestão da ABRADEP com a missão de fortalecer o debate democrático e fomentar a produção acadêmica no campo do Direito Eleitoral e Político.
Além de Sidney Neves, integram a diretoria eleita: Anne Cabral (coordenadora-geral adjunta), Hanna Gonçalves (secretária-geral), Wederson Advíncula Siqueira (secretário-geral adjunto) e Edson Moraes Borowski (tesoureiro).
A eleição seguiu as diretrizes do edital 02/25, tendo seus resultados oficialmente publicados em 28/3/25. A Assembleia Geral Ordinária que autorizou o processo eleitoral foi realizada em março de 2025.
Em seu discurso, o novo coordenador-geral expressou gratidão pelo processo eleitoral na entidade — marcado por desafios, mas conduzido com brilhantismo e serenidade pela comissão responsável. Sidney também fez um agradecimento especial a Vânia Aieta, que se despede do cargo.
“Eu acredito no valor de servir. Sempre estive — e continuo estando — à disposição de quem precisa. A vida é passageira, e se não conseguimos, ao menos, estender a mão ao outro, perdemos o sentido da nossa existência. Como coordenador, quero promover diálogo, escuta e construção coletiva. Não existem vencedores ou derrotados aqui. Viramos a página para, juntos, fortalecermos ainda mais essa entidade”, destacou Neves.
Quem são os eleitos:
- Sidney Sá das Neves é advogado com mais de 22 anos de experiência em Direito Eleitoral, com trajetória marcada pela atuação em grandes campanhas no país, incluindo eleições presidenciais, de governadores e prefeitos. Já presidiu a Comissão Nacional de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB (2022–2024) e coordenou o Observatório Nacional das Eleições Municipais de 2024. É mestre em Direito Constitucional (IDP/DF), especialista em Direito Eleitoral (EMAB/BA) e em Direito Processual Civil (UESC/BA). Integra a diretoria do IBRADE, PLURIS e MCCE, além de ser membro do IAB, PARLA e IBAP.
- Anne Cristine Silva Cabral é advogada eleitoralista, professora e palestrante. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi coordenadora jurídica da Agência Estadual de Meio Ambiente do estado de Pernambuco (CPRH – 2019/2020), Coordenadora da Especialização Lato Sensu em Direito Público Municipal da FACHO (2018-2020). Foi Presidente da Caixa de Assistência aos Advogados da OAB/PE (2022/2024), Diretora Nordeste da CONCAD – Coordenação Nacional das Caixas de Assistências aos Advogados do CFOAB (2022/2024) e Membro consultora da Comissão Especial de Direito Eleitoral do CFOAB (2022/2024).
- Hanna Gonçalves é advogada e jornalista, com atuação expressiva no Direito Eleitoral. Formada em Direito pela Faculdade Cathedral e especialista em Direito e Processo Eleitoral pelo Instituto Damási. É pós-graduada em Direito Público pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Foi membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB (2019–2021 e 2022/2025) e conselheira seccional titular da OAB/RR no triênio 2022–2024. Também é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima, com especialização em Comunicação Social e experiência em assessoria e novas tecnologias.
- Wederson Advíncula Siqueira é advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2005. É sócio do escritório Moura Lima e Siqueira Advogados, com sólida experiência na área jurídica e atuação em temas relacionados ao Direito Eleitoral e ao Direito Público.
- Edson Moraes Borowski é mestre em Ciência Política pela UFRGS. Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Gestão Pública (UFSM) e em Direito Eleitoral (FMP/RS). Também atuou como observador internacional nas eleições presidenciais do Equador (2021), da Colômbia (2022) e do Paraguai (2023). Associado ao Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral – IGADE. Servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, em Caxias do Sul (RS).