Migalhas Quentes

STJ institui Fórum Nacional para aprimorar admissibilidade de recursos

O fórum, de caráter permanente, promoverá estudos e a troca de experiências entre os tribunais.

13/5/2025

STJ estabeleceu, por meio da Portaria STJ/GP 295/25, o Fonavice - Fórum Nacional dos Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais. Com caráter permanente e abrangência nacional, o fórum visa promover estudos, uniformizar diretrizes e aprimorar as práticas relacionadas à admissibilidade de recursos dirigidos ao STJ.

A criação do Fonavice decorre de um evento realizado em abril de 2025, na sede do STJ, em Brasília. O encontro, que contou com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, do vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão, de outros membros da corte e de representantes do Judiciário de todo o país, teve como principal objetivo discutir a sistemática de admissibilidade de recursos destinados às cortes superiores.

Conforme a portaria, o Fonavice será presidido pelo vice-presidente do STJ e composto pelos presidentes ou vice-presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais responsáveis pela análise da admissibilidade de recursos especiais.

Presidente do STJ, ministro Herman Benjamin e o vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão.(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

A portaria define 11 competências para o fórum, entre elas: promover a cooperação entre os órgãos responsáveis pela admissibilidade de recursos aos tribunais superiores; compartilhar informações, boas práticas e experiências entre os membros, propondo medidas para aprimorar o sistema recursal do STJ; incentivar o uso de tecnologias, como inteligência artificial e automação, para aumentar a eficiência dos procedimentos; promover a capacitação contínua de magistrados e servidores da área; e elaborar enunciados jurídicos que orientem os tribunais na admissibilidade dos recursos.

O Fonavice realizará reuniões ordinárias periodicamente e poderá realizar sessões extraordinárias por convocação do vice-presidente do STJ. Além dos vice-presidentes ou presidentes dos TJs e TRFs responsáveis pela admissibilidade de recursos, especialistas em admissibilidade recursal ou em tecnologia aplicada ao Judiciário poderão ser convidados a participar.

Os encontros serão preferencialmente presenciais, e os relatórios semestrais de atividades deverão ser apresentados ao STJ.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNJ define volta ao presencial e exceções para audiência virtual

8/11/2022
Migalhas Quentes

STJ julgará prova em rodeio de Barretos que causou morte de bezerro

2/12/2020
Migalhas Quentes

Conciliadores podem advogar em juizados diferentes daqueles nos quais atuam

3/6/2014

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025