Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "CLT Comentada Artigo por Artigo"

A obra analisa de maneira minuciosa e atualizada a CLT, com foco nos aspectos técnicos e práticos da legislação trabalhista.

2/6/2025

4ª edição da obra coletiva "CLT Comentada Artigo por Artigo" (Editora Mizuno, 780p.), organizada por Ricardo Calcini, Abel Ferreira Lopes Filho e João José da Fonsecaapresenta uma análise minuciosa e atualizada da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, com foco nos aspectos técnicos e práticos da legislação trabalhista.

Estruturada de forma clara e objetiva, a publicação aborda cada artigo da CLT, incorporando os efeitos das reformas legislativas recentes e destacando sua aplicação prática no cotidiano jurídico.

Destinada a advogados trabalhistas, gestores públicos e privados, auditores fiscais, magistrados, membros do Ministério Público do Trabalho e estudantes da área, a obra oferece comentários fundamentados em jurisprudência consolidada do TST, incluindo súmulas, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos. Também são incluídas notas remissivas às medidas provisórias vigentes à época da edição.

A 4ª edição contempla as atualizações introduzidas por diversas normas recentes, como as leis 14.846/24 (proteção em arquivos e museus), 14.824/24 (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), 14.766/23 (quantidade inflamável em tanques), 14.611/23 (igualdade salarial entre homens e mulheres), entre outras.

Além disso, são analisadas decisões relevantes do STF, o que amplia a compreensão e contextualização dos dispositivos legais comentados.

Com sólida base doutrinária e jurisprudencial, a publicação consolida-se como instrumento indispensável tanto para a atuação prática quanto para o estudo aprofundado do Direito do Trabalho no Brasil.

O coordenador Ricardo Calcini, sócio fundador do escritório Calcini Advogados, disponibilizou um exemplar para sorteio entre os leitores Migalhas.

Sorteio da 4ª edição da obra coletiva "CLT Comentada Artigo por Artigo".(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre os organizadores:

Abel Ferreira Lopes Filho, mestre em Direito, com formação em Normas Internacionais do Trabalho pelo Centro de Treinamento Internacional da OIT. Foi diretor de Modernização Normativa e secretário de Modernização da Administração Federal. Pesquisador e autor nos temas Direito Administrativo do Trabalho e Contencioso Administrativo. Foi conselheiro técnico, da Delegação Brasileira, na 110.ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT em Genebra. É auditor fiscal do Trabalho.

Ricardo Calcini, advogado, parecerista e consultor trabalhista. Sócio fundador do Calcini Advogados. Possui atuação especializada e Estratégica (TRTs, TST e STF). Professor M. Sc. Direito do Trabalho (PUC/SP). Docente vinculado ao programa de pós-graduação de Direito do Trabalho do INSPER/SP. Coordenador Trabalhista da Editora Mizuno. Colunista no Migalhas. Autor de obras e de artigos jurídicos em revistas especializadas. Membro e pesquisador: GETRAB-USP, GEDTRAB-FDRP/USP e CIELO Laboral. Membro do Comitê Executivo da Revista Síntese Trabalhista e Previdenciária. Professor visitante: USP/RP, PUC/RS, PUC/PR, FDV/ES, IBMEC/RJ, FADI/SP e ESA/OAB.

João José da Fonseca, doutorando pela Faculdade de Direito da Universade de Coimbra. Mestre pela Faculdade de Direito pela PUC-SP. Membro da Comissão de Estágio e Exame da Ordem da OAB/SP desde 1998. Titular do escritório J Fonseca Advocacia Empresarial. Advogado militante Inscrito na OAB/SP e OA - Ordem dos Advogados de Portugal. Coorganizador e coautor da CLT Comentada edições 2022 e 2023, Editora Mizuno. Coorganizador da CLT Comentada edição 2024, Editora Mizuno. Coordenador da área penal da Editora Mizuno. Autor de diversos artigos jurídicos publicados.


GanhadorFabio Henrique Rocha, de Araraquara/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025