O Instituto Global ESG recebeu, em sua sede em Brasília, a visita institucional de Rogério Rodrigues, presidente da ABRACAM - Associação Brasileira das Câmaras Municipais, e de Marcela Matta, responsável pela área de Relações Governamentais da entidade.
A agenda oficializou a adesão da ABRACAM ao Programa ESG20+ e ao protocolo de engajamento dos 20 princípios norteadores para o desenvolvimento sustentável, estrutura que fundamenta o Marco Regulatório ESG no Brasil (MRESG), impulsionado pelo Programa ESG20+.
A recepção contou com Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, cofundador e secretário-executivo do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e da FPESG - Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional e sócio do escritório Arnone Advogados Associados, além de Ana Clara Moura, coordenadora de relações institucionais e governamentais, Paola Comin, coordenadora de relações internacionais e ponto focal para agricultura familiar, e Juliana Mota, coordenadora de comunicação e especialista em relações públicas.
Durante o encontro, foi destacada a importância da cooperação institucional, da inovação no setor público e do fortalecimento de políticas sustentáveis por meio da articulação entre as esferas públicas e privadas, as estruturas governamentais e as organizações da sociedade civil.
A adesão da ABRACAM ao Programa ESG20+ e ao Movimento ESG na Prática representa um avanço estratégico, consolidando a mobilização das Câmaras Municipais e seus vereadores em torno de práticas responsáveis e regenerativas, consolidando uma importante ponte entre os parlamentos e os setores da sociedade, com a construção de um Brasil mais sustentável, competitivo e socialmente justo.
Rogério Rodrigues, presidente da ABRACAM, destacou a relevância da parceria: "A adesão ao Protocolo de Engajamento ao Programa ESG20+ reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação nas Câmaras Municipais. Queremos integrar as práticas ESG aos processos legislativos locais e promover, de forma qualificada e inclusiva, o desenvolvimento sustentável dos nossos municípios".
Sóstenes Marchezine enfatizou a força dessa convergência: "A chegada da ABRACAM ao Programa ESG20+ amplia a representatividade do movimento e cria pontes essenciais entre a esfera municipal e as diretrizes globais de sustentabilidade e governança responsável. Estamos confiantes de que essa união impulsionará projetos e soluções que qualificam a atuação das Casas Legislativas e aproximam os ODS das realidades locais".
Para além das posições no Instituto, no Movimento e na Frente Parlamentar, Marchezine também é conselheiro da OAB/DF, representante do Conselho Federal da OAB na CNODS - Comissão Nacional dos ODS, no âmbito da presidência da República, e sócio-diretor do Grupo Arnone e da Arnone Advogados Associados em Brasília.
"A participação ativa das Câmaras Municipais e da ABRACAM nesse ecossistema de governança sustentável demonstra que a transformação começa no território. Essa adesão reforça o compromisso do Brasil com a responsabilidade socioambiental e com o fortalecimento institucional de base, conectando as melhores práticas globais à realidade de cada município", finalizou Alexandre Arnone, fundador e presidente do Instituto Global ESG, cofundador do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e da FPESG, Chairman do Grupo Arnone, CEO da Arnone Soluções e sócio nominal da Arnone Advogados Associados.
A ABRACAM e a Moção recebida
A ABRACAM é uma entidade de referência que congrega e representa as Casas Legislativas Municipais em todo o Brasil, atuando como voz estruturada e institucional do legislativo municipal em fóruns regionais, estaduais e nacionais. Sua atuação fortalece a governança local e a articulação entre os municípios e as políticas nacionais, promovendo capacitação, diálogo e a defesa dos interesses legítimos das Câmaras e de seus agentes públicos.
Na ocasião, a ABRACAM também foi agraciada com uma Moção de Honra e Louvor, dedicada pelo Movimento ESG na Prática a entidades e pessoas comprometidas com a desafiadora missão da implementação prática da governança socioambiental (ESG) como plataforma e ferramenta estratégicas para o alcance do desenvolvimento econômico sustentável.