Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Execução Civil e Marco Legal das Garantias"

A obra aborda questões teóricas e práticas relacionadas à tutela executiva, com ênfase nos desafios atuais e nas transformações legislativas e jurisprudenciais que impactam essa fase do processo.

28/7/2025

A obra "Execução Civil e Marco Legal das Garantias" (Editora Juspodivm 624p.), coordenada por Layanna Piau VasconcelosMarco Aurélio Ventura Peixoto Márcio Carvalho Fariaaborda questões teóricas e práticas relacionadas à tutela executiva, com ênfase nos desafios atuais e nas transformações legislativas e jurisprudenciais que impactam essa fase do processo.

FPPC - Fórum Permanente de Processualistas Civis tem contribuído para o debate doutrinário e jurisprudencial por meio da publicação de centenas de enunciados interpretativos relacionados, direta ou indiretamente, à tutela executiva.

Na XIII Edição do FPPC, membros do Grupo de Execução propuseram a elaboração de uma obra coletiva voltada a ampliar essa discussão, coincidentemente com os dez anos de promulgação do CPC.

Com prefácio de Luiz Alberto Gurgel de Faria, ministro do STJ, a obra busca fomentar o estudo e o debate sobre a execução civil, especialmente em um contexto de renovado interesse em torno do Marco Legal das Garantias e dos mecanismos de efetividade da execução, inclusive no âmbito jurisprudencial.

Márcio Carvalho Faria, um dos coordenadores, disponibilizou um exemplar para sorteio entre os leitores do Migalhas.

Sorteio da obra "Execução Civil e Marco Legal das Garantias".(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre os autores:

Layanna Piau Vasconcelos é graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Direito Imobiliário Empresarial pela Universidade do SECOVI (SP) e pela Faculdade Baiana de Direito de Salvador, membro fundador e diretora acadêmica do IBDI e membro do FPPC. Vice­-presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/BA. Advogada com atuação nas áreas de Direito Imobiliário e de litigância estratégica, sócia do escritório Didier, Sodré & Rosa - Advocacia e Consultoria.

Marco Aurélio Ventura Peixoto é advogado da União. Doutorando em Direito Processual pela UERJ. Mestre em Direito Público pela UFPE. Especialista em Direito Público pela UnB. Membro do IBDP. Associado fundador da ANNEP - Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo, Professor Honorário da Escola Superior da Advocacia da OAB/PE, da graduação em Direito do Centro Universitário Estácio do Recife, das especializações em Direito Processual Civil da UFPE, do IAJUF/UNIRIOS, do Centro Universitário Estácio do Recife e da Esmatra VI. Coordenador da pós-graduação em Advocacia Pública do IAJUF/Unirios. Professor do CERS. Adjunto da direção da escola da AGU.

Márcio Carvalho Faria é doutor e mestre em Direito Processual pela UERJ, com estágio pós-doutoral pela UFBA. Professor associado de Direito Processual na UFJF. Membro da CJPRESTR - Comissão de Juristas do Senado Federal sobre Processo Estrutural. Membro do IBDP. Advogado e parecerista.


Premiada:

Tais Machado Franzini, de Tietê/SP.

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025