Migalhas Quentes

Instituto Global ESG participa das agendas oficiais do BRICS no RJ

O evento reúne autoridades para debater o crescimento econômico e o fortalecimento das nações emergentes no cenário global.

7/7/2025

A internacionalista Paola Comin, de Arnone Advogados Associados coordenadora de relações internacionais do Instituto Global ESG, participa das agendas oficiais da Cúpula do BRICS, que acontece até hoje, no Rio de Janeiro. 

Ela também representa o Movimento Interinstitucional, a FPESG - Frente Parlamentar ESG na Prática e, em especial, o Programa ESG20+, plataforma que promove a governança dos Conselhos Permanentes alinhados aos 20 princípios norteadores do ESG para o desenvolvimento sustentável, com o propósito de consolidação do MRESG - Marco Regulatório da Governança Socioambiental.

Reconhecida como membro efetivo do BRICS WBA - Women’s Business Alliance, presidido no Brasil por Monica Monteiro, Paola integra o Grupo de Segurança Alimentar e Meio Ambiente da WBA/BRICS, com participação estratégica no desenvolvimento e na entrega do relatório final sobre o tema.

A WBA, aliança do BRICS, impulsiona negócios liderados por mulheres e inclusão econômica.(Imagem: Divulgação)

A agenda ocorre em meio ao BRICS Business Fórum 2025, que reúne autoridades de países como Rússia, China, Índia, Indonésia e África do Sul, além de delegações convidadas. O evento é considerado um dos principais momentos da Cúpula de chefes de Estado e de governo do BRICS, consolidando o bloco como força global para impulsionar o comércio internacional, a inovação e o desenvolvimento sustentável.

"É uma honra representar o Instituto Global, o Movimento ESG na Prática e os eixos de atuação legal, empresarial e institucional da Arnone neste fórum de alto nível, fortalecendo a posição do Brasil como potência agroalimentar e referência em sustentabilidade", afirmou Paola Comin.

"A atuação dentro do WBA reforça nosso compromisso com a agricultura familiar, a segurança alimentar e a governança socioambiental, contribuindo com políticas públicas mais equilibradas para todos os países do BRICS", complementa a responsável pela área internacional do instituto.

Além de sua representação institucional, Paola também articula as ações da Confederação de Agricultura Familiar nos encontros, ampliando o leque de conexões e parcerias estratégicas em prol do desenvolvimento sustentável.

Na abertura do BRICS Business Fórum, Monica Monteiro, presidente do capítulo brasileiro do WBA, fez questão de mencionar Paola Comin em agradecimento ao apoio prestado às outras Chairs e diretoras da CNI - Confederação Nacional da Indústria, reforçando a relevância de sua atuação.

"O reconhecimento de líderes globais nos inspira a seguir fomentando a integração e a construção de pontes entre diferentes realidades, sempre a favor de um futuro sustentável", destacou Paola.

O encontro faz parte da agenda oficial da Cúpula dos BRICS, por meio da Aliança Empresarial de Mulheres do BRICS, e busca fortalecer a liderança feminina no comércio internacional, criando oportunidades para mais de mil lideranças empresariais, autoridades governamentais, organizações internacionais e especialistas reunidos no Rio de Janeiro.

Em paralelo, Paola também atua na consolidação da parceria entre o Instituto Global ESG e o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, vinculado ao MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A colaboração, que conta com a participação de especialistas como Márcio Canedo no IBICT, prevê ações conjuntas no campo das tecnologias limpas, dados abertos e políticas públicas sustentáveis, reforçando o elo entre ciência, inovação e governança.

"Esta parceria com o IBICT abre caminhos extraordinários para democratizar informações e estimular políticas baseadas em evidências. É um orgulho ver o Brasil protagonizando transformações reais em prol de uma economia verde e socialmente justa", disse Paola.

Entre os destaques da programação, estão encontros virtuais na plataforma B2Match, reuniões presenciais no Rio de Janeiro e o fórum empresarial do BRICS, todos sob a chancela do governo brasileiro, com apoio do IBICT, ApexBrasil e Rede CIN.

A mobilização reafirma a relevância do BRICS como força multilateral para promover o crescimento inclusivo, a geração de novos negócios e a integração entre diferentes culturas, valores e propósitos.

"Temos a missão de levar a força da nossa agricultura familiar e da agenda ESG ao mundo", concluiu Paola Comin.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025