Migalhas Quentes

Invasão a escola para consumo de drogas é crime mesmo sem dano

TJ/SP entendeu que a simples entrada sem permissão já configura ato criminoso.

16/7/2025

Homem que invadiu as dependências de escola pública para usar drogas com colegas teve condenação mantida pelo TJ/SP.

A 5ª câmara de Direito Criminal entendeu que a entrada no imóvel sem autorização foi suficiente para configurar o crime de violação de domicílio, independentemente da ocorrência de dano, mantendo a pena de sete meses de detenção em regime semiaberto.

Invasão

Segundo os autos, os indivíduos foram surpreendidos pela PM dentro do colégio, após alerta do segurança da instituição. Ao serem abordados, afirmaram que haviam ingressado no local para descansar e consumir entorpecentes. 

TJ/SP mantém condenação de homem que invadiu escola para uso de entorpecentes.(Imagem: Freepik )

Violação de domicílio 

Para o relator, desembargador João Augusto Garcia, ficou demonstrado que a entrada no imóvel ocorreu sem autorização, o que configura o crime de violação de domicílio, sendo irrelevante a ocorrência de dano. 

O magistrado destacou que “o crime de violação de domicílio é de mera conduta” e que, nesse tipo penal, basta a invasão sem consentimento do responsável para a configuração do delito.

Assim, o relator votou por manter a pena em sete meses de detenção, em regime inicial semiaberto, com base nos maus antecedentes e reincidência do réu. 

O desembargador afastou a possibilidade de substituição por penas restritivas de direitos e rejeitou a fixação de regime mais brando, considerando que “a fixação do regime aberto levaria ao não cumprimento efetivo da pena”.

Por fim, a câmara negou provimento ao recurso e confirmou integralmente a sentença de 1ª instância.

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Estado de SP é condenado após PMs invadirem casa e matarem cachorro

10/7/2024
Migalhas Quentes

Juiz repreende policial militar que invadiu casa: "acabou a paciência"

14/7/2023
Migalhas Quentes

Mulher que invadiu casa para salvar cachorro é absolvida

19/9/2019

Notícias Mais Lidas

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

PL Antifacção: Mais de mil promotores manifestam para manter Júri

2/12/2025

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025