Migalhas Quentes

Podcast da e-Xyon reflete sobre os desafios da formação jurídica

Especialistas debatem como a tecnologia, o mercado e a tradição estão redesenhando o ensino do Direito no Brasil.

18/7/2025

Como preparar futuros advogados em um cenário em que a tecnologia avança mais rápido do que a legislação? Onde o mercado cobra eficiência, mas a sociedade exige responsabilidade social? Essas são algumas das perguntas debatidas no novo episódio do podcast Geração Legal Tech, que recebe dois dos maiores nomes da educação jurídica no Brasil: Thiago Bottino, professor e coordenador da graduação em Direito da FGV-Rio, e Flávio Ahmed, professor da FGV e da Emerj, palestrante e coordenador no Lobo & Lira Advogados.

O conteúdo criado pela e-Xyon, empresa brasileira especializada em tecnologia para departamentos jurídicos, escritórios de advocacia e profissionais do Direito, é uma escuta indispensável para professores, estudantes, advogados e gestores que queiram entender como preparar a próxima geração de juristas em um cenário de transformação.

Com experiências que cruzam o universo acadêmico e o mercado jurídico, os convidados discutem o atual modelo de ensino do Direito, os desafios da formação a distância, o papel das novas tecnologias no currículo e a urgência de preparar profissionais mais conectados com a realidade social do país.

Thiago Bottino (mais à frente), e Flávio Ahmed debatem como debatem como a tecnologia está redesenhando o ensino do Direito no Brasil.(Imagem: Divulgação )

Não dá mais para pensar o ensino jurídico como algo isolado do mundo real. O estudante precisa sair da faculdade com bagagem teórica sólida, sim, mas também preparado para lidar com questões práticas, tecnológicas e humanas que ele vai encontrar no exercício da profissão”, afirma Bottino.

Flávio Ahmed, que também atua com Direito Ambiental e sustentabilidade, destaca a responsabilidade das instituições de ensino e dos próprios advogados em formação. “Estamos formando pessoas que vão tomar decisões com enorme impacto social. Por isso, o olhar crítico, a pluralidade e o engajamento com os desafios contemporâneos são indispensáveis”, reforça.

O episódio também aborda temas como o papel da tecnologia na formação jurídica, os riscos de uma visão meramente técnica do Direito e as mudanças que o mercado de trabalho já está exigindo dos novos profissionais.

O podcast está disponível no Spotify e no YouTube.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025