A presidente da seccional OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro, Ana Tereza Basilio, reuniu-se, na última quinta-feira, 31/7, com o defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino, para alinhar programas de aprimoramento do acesso à Justiça.
Basilio levou a proposta de unir forças, por meio de um termo de cooperação técnica, para garantir mais oportunidades de trabalho à advocacia fluminense e, ao mesmo tempo, ampliar e qualificar o atendimento prestado à população hipossuficiente em todo o estado. Nesse sentido, foram discutidas iniciativas com foco na valorização profissional e na formação continuada dos advogados participantes.
“A reunião foi extremamente produtiva. Vamos alinhar as iniciativas da Ordem aos projetos da Defensoria Pública, para que possamos, simultaneamente, dar mais oportunidades de trabalho aos advogados e, com o apoio da Defensoria, atender os hipossuficientes de maneira mais intensa e personalizada”, destacou a presidente Ana Tereza Basilio.
Esse alinhamento, segundo a presidente, representará um salto qualitativo nos projetos conduzidos pela Ordem em diversos municípios, além de dialogar diretamente com os objetivos da Mentoria Jurídica da OAB/RJ, que tem foco na qualificação da jovem advocacia.
Participaram da reunião, pela OAB/RJ, o secretário-adjunto Sergio Antunes e a presidente da Comissão da Advocacia Dativa, Patricia Pacheco. Pela Defensoria Pública estadual, estiveram presentes o subdefensor público-geral de Gestão, Flavio Eduardo Lethier Rangel; a subdefensora pública-geral Institucional, Suyan dos Santos Liberatori; o diretor de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos, José Roberto Mello Porto; o assessor parlamentar e de assuntos institucionais, Eduardo Quintanilha; e a chefe de gabinete, Luiza Lisboa Amin Trompiere.