Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Tributação Transformadora"

A obra propõe uma reconfiguração do papel do Direito Tributário diante de desafios contemporâneos.

18/8/2025

A obra "Tributação Transformadora(Lumen Juris Editora, 516p.), escrita por José Andrés Lopes da Costa e Patrícia Cristina Orlando Villalbapropõe uma reconfiguração do papel do Direito Tributário diante de desafios contemporâneos como a crise climática, a desigualdade estrutural, a insuficiência dos mecanismos atuais para enfrentar a emergência ambiental e o enfraquecimento do multilateralismo.

O livro defende que o tributo deve ser compreendido não apenas como ferramenta de arrecadação, mas como instrumento normativo central para a promoção da justiça socioambiental e da sustentabilidade intergeracional.

Com uma abordagem crítica e propositiva, o livro articula fundamentos constitucionais, princípios do Direito Internacional e experiências comparadas para repensar a estrutura normativa e institucional da tributação em níveis nacional e global.

A obra também reconceitua a extrafiscalidade e incorpora funções inibitória e restauratória ao tributo ambiental, defendendo um sistema tributário voltado à regeneração ecológica, à redistribuição de responsabilidades e ao fortalecimento de uma governança fiscal transnacional legítima e eficaz.

Os autores, José Andrés Lopes da Costa e Patrícia Cristina Orlando Villalbadisponibilizaram dois exemplares para sorteio entre os leitores do Migalhas.

Sorteio da obra "Tributação Transformadora".(Imagem: Arte Migalhas)


Sobre os autores:

José Andrés Lopes da Costa é sócio fundador do DCLC Advogados. Atua há mais de duas décadas com foco em Direito Tributário, assessorando clientes nacionais e estrangeiros em transações cross-border, reestruturações societárias e operações nos mercados financeiro e de capitais. Mestre em Direito Tributário Internacional pelo IBDT e graduado pela PUC-Rio, professor convidado de Direito Tributário Internacional na FGV. Possui sólida experiência em contencioso tributário, tanto no âmbito administrativo quanto judicial, além de ser parecerista.

Patrícia Cristina Orlando Villalba é advogada graduada pela UniCuritiba e mestre em Direito Internacional pela USP possui ampla experiência em direito tributário e direito aduaneiro, com passagem por escritórios de advocacia e por departamentos jurídicos corporativos, tendo exercido cargo de gerente jurídica de empresas de energia. Atuou em grandes escritórios de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, especialmente na área tributária.


Premiados:

Diego Lazov Nunes de Oliveira, de São José do Rio Preto/SP;

Alessandra Aparecida de Lima Brazero, de São Paulo/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025