Migalhas Quentes

Donos de galinheiro com 240 aves devem parar criação por mau cheiro a vizinho

TJ/SP reconheceu que criação de tantas aves ultrapassou os limites do uso razoável da propriedade.

3/9/2025

Donos de galinheiro com 240 aves terão de interromper a criação ou transferir os animais para 50 metros do muro do vizinho. A decisão é da 36ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, que entendeu que a atividade gera mau cheiro e barulho excessivo, ultrapassando os limites do uso razoável da propriedade.

O caso teve início com ação de obrigação de não fazer ajuizada pelo vizinho, que alegou que o galinheiro exalava mau cheiro, produzia ruídos constantes e liberava gases que invadiam sua residência, inviabilizando a fruição regular da chácara.

Em 1ª instância, o juiz negou o pedido do vizinho autor da ação.

Donos de galinheiro com 240 aves terão de parar criação por mau cheiro a vizinho.(Imagem: Arte Migalhas)

No entanto, ao analisar o recurso, o desembargador Pedro Baccarat ressaltou que, mesmo sem risco à saúde, não se podia ignorar o incômodo causado pela criação de tantas aves em espaço tão próximo à residência vizinha.

“O cheiro próprio dos galinheiros e os ruídos provocados pelo elevado número de aves - 240 - evidenciam o incômodo que os requeridos impõem ao seu vizinho.”

Além disso, o relator mencionou o decreto estadual 12.342/78, que exige que galinheiros fiquem a pelo menos 50 metros da divisa do vizinho, justamente para reduzir os impactos da atividade.

No caso concreto, os donos do galinheiro mantinham as aves em galpão colado ao muro do vizinho, o que aumentou os incômodos. Para o desembargador, a observância dessa distância regulamentar seria suficiente para reduzir os prejuízos à vizinhança.

Com base nesses fundamentos, o colegiado deu provimento ao recurso e fixou prazo de 120 dias para que os moradores interrompam a criação de galinhas ou transfiram o galinheiro para a distância mínima exigida, sob pena de multa diária de R$ 500.

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz proíbe condomínio de manter galinhas-d’angola para controle de escorpiões

1/1/2025
Migalhas Quentes

Gilmar critica Moro e questiona se ele roubava galinhas com Dallagnol

11/6/2024
Migalhas Quentes

Acusado de furtar 4 galinhas é absolvido após caso chegar no STF

23/2/2024

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025