Migalhas Quentes

CAMARB anuncia XVI Competição de Arbitragem homenageando Hermes Huck

Evento reunirá quase mil estudantes de Direito do Brasil e do exterior e profissionais do setor jurídico em São Paulo, de 22 a 25/10, consolidando-se como a maior vitrine acadêmica da arbitragem e mediação do país.

17/10/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil realiza, entre os dias 22 e 25/10, sua XVI CBAM - Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial, um dos mais importantes eventos do calendário de arbitragem e mediação do país e que, anualmente, conta com a participação de estudantes de Direito de todo o Brasil e do exterior como competidores, além de profissionais com notória atuação em arbitragem e mediação, como árbitros e avaliadores.

A abertura oficial será realizada no dia 22/10, quarta-feira, às 9h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco) com uma homenagem especial ao professor Hermes Marcelo Huck, referência nacional no Direito e na arbitragem. Professor titular da USP, com doutorado pela mesma instituição e mestrado pela University of California, Huck é reconhecido como um dos árbitros mais qualificados e respeitados do país. Sua trajetória exemplar, marcada pela ética, pelo rigor acadêmico e pelo compromisso em difundir a arbitragem como método moderno e eficiente de resolução de conflitos, inspirou e segue inspirando gerações de juristas, acadêmicos e profissionais.

Estarão presentes na cerimônia Christian Sahb Lopes, presidente da CAMARB, professor titular de Direito Civil da Universidade Federal de Minas Gerais e sócio fundador do Vilas Boas, Lopes e Frattari Advogados; Caroline Gomes de Moura, vice-presidente do CAMARB Jovem e advogada do Demarest Advogados; e Victória Feres de Marco, vice-presidente da Competição e advogada do Stocche Forbes Advogados, entre outros nomes de destaque da comunidade jurídica.

Hermes Marcelo Huck em evento anterior da CAMARB.(Imagem: Divulgação )

Sobre a XVI CBAM

Na CBAM, os competidores são desafiados a resolver um caso fictício, por meio de arbitragem ou mediação empresarial, estruturados em equipes compostas por até vinte membros. Os estudantes podem competir na arbitragem ou na mediação, sendo o mesmo caso utilizado para ambas. O evento reunirá cerca de 67 equipes universitárias e mais de mil e trezentos alunos de graduação em direito de todo o Brasil, que terão a oportunidade de vivenciar na prática simulações de casos complexos de arbitragem e mediação empresarial. São centenas de jovens de todas as regiões do país e até de Portugal - uma equipe virá de lá para o certame. 

Christian Sahb Lopes, presidente da CAMARB, explica que a Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial foi criada com o propósito de contribuir para a difusão da arbitragem e da mediação no Brasil, bem como para preparar jovens estudantes que atuarão no mercado de solução adequada de conflitos. "A competição se consolidou como ponto de encontro entre estudantes e profissionais da arbitragem, criando uma verdadeira vitrine de talentos para escritórios e câmaras arbitrais. Além das rodadas de simulação, a programação inclui atividades acadêmicas e momentos de networking que fomentam a troca entre diferentes gerações de profissionais", diz. 

Realizada na Semana de Arbitragem de São Paulo – que já se firmou no calendário internacional com dezenas de eventos temáticos –, a competição da CAMARB reforça seu pioneirismo e protagonismo como espaço de formação, inovação e consolidação da arbitragem no Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos