Migalhas Quentes

PF prende quatro advogados suspeitos de integrar o Comando Vermelho

Ação cumpriu mandados de prisão e busca em Manaus/AM contra profissionais suspeitos de atuar como elo entre líderes criminosos dentro e fora do sistema prisional.

6/11/2025

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira, 6, quatro advogados suspeitos de integrar o núcleo jurídico e operacional de uma facção criminosa com atuação no sistema prisional do estado.

A operação, denominada Roque, é um desdobramento da Operação Xeque-Mate e teve mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal do Amazonas.

De acordo com as investigações, os profissionais, que possuíam acesso privilegiado a unidades prisionais, estariam replicando ordens, bilhetes e deliberações estratégicas da organização, simulando atos de advocacia para encobrir comunicações ilícitas e repasses financeiros.

A atuação dos investigados visava manter a hierarquia criminosa entre lideranças internas e externas, permitindo a continuidade de ordens de caráter interestadual e transnacional.

Quatro advogados são presos em operação que investiga uso da advocacia para intermediar ordens de facção no Amazonas.(Imagem: Reprodução/Polícia Federal)

Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em endereços residenciais e profissionais localizados em Manaus/AM. A operação resultou na apreensão de equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e valores em espécie, que serão submetidos à análise pericial.

A OAB/AM acompanhou toda a operação, garantindo o cumprimento das garantias legais e o respeito às prerrogativas profissionais dos investigados. A entidade reforçou que o acompanhamento visou assegurar a observância dos preceitos constitucionais que regem o exercício da advocacia no Estado Democrático de Direito.

A FICCO/AM é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

O grupo visa promover a integração e a cooperação entre as forças de segurança em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz do TJ/RJ reposta vídeo associando Lula ao CV e critica atuação da DPU

29/10/2025
Migalhas Quentes

Entidades defendem debate técnico sobre segurança após operação no RJ

29/10/2025
Migalhas Quentes

CNJ afasta desembargador por posts pró-Bolsonaro e ligar Lula ao CV

18/4/2025

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025