Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Direito nas Estórias"

O livro interpreta clássicos literários sob a perspectiva jurídica, mostrando sua relevância para discussões contemporâneas do Direito.

17/11/2025

A obra "O Direito nas Estórias(Editora IASP, 224p.), coordenada por Ricardo Peake Braga, Marina Bevilacqua de La Touloubre e Maurício Felberg (Felberg Advogados Associados), compara e interpreta obras literárias à luz do Direito, mostrando como a leitura dos clássicos contribui para a reflexão sobre debates jurídicos contemporâneos.

O Direito, resultado da experiência humana, não se limita a normas ou procedimentos processuais. Ele surge da vida em sociedade, sendo alimentado por sentidos, símbolos, memórias e vivências. A Literatura, por sua vez, constitui fonte relevante para a compreensão do comportamento humano, dos conflitos e das paixões que fundamentam qualquer ordenamento jurídico.

Historicamente, obras clássicas refletem a condição humana. Autores como Dostoiévski, Kafka e Camões anteciparam dilemas éticos, sociais e institucionais ainda presentes no Direito.

Embasado em repertório amplo e diversificado, o livro demonstra como a leitura dos clássicos contribui para debates contemporâneos, abordando temas como dignidade no processo penal, devido processo legal, reconhecimento da filiação, limites do poder estatal e construção de identidades familiares.

A publicação propõe a leitura como uma ponte entre Direito e Arte, passado e presente, técnica e emoção, evidenciando a força transformadora da literatura e seu valor para a formação do jurista.

O coordenador Maurício Felberg ofereceu um exemplar para sorteio entre os leitores do Migalhas.

Sorteio da obra "O Direito nas Estórias".(Imagem: Arte Migalhas)


Sobre os coordenadores:

Ricardo Peake Braga: Advogado formado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), no ano de 1990. LLM Executive em Direito Empresarial – CEU Law School. Conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo. Conselheiro da FIESP-CORT (Conselho Superior das Relações de Trabalho).

Marina Bevilacqua de La Touloubre: Advogada formada na PUC-SP em 1994. LL.M. em Direito Societário pelo Insper. Especialista em Direito Comparado (civil law/common law). Consultora em Contratos Internacionais. Diretora de Relações Institucionais do IASP. Tradutora.

Maurício Felberg: Fundador e sócio-diretor do escritório Felberg Advogados Associados. Executive LLM em Direito Empresarial pela CEU Law School. Graduado em Direito e Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie. Inscrito na OAB/SP e na Ordem dos Advogados Portugueses, Conselho Regional de Lisboa. Sócio-Fundador da Federação dos Advogados de Língua Portuguesa. Diretor de Relações Institucionais e Secretário Executivo da Comissão de Direito e Literatura do IASP. Relator Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina - 3ª Turma e Coordenador do Grupo Especial de Estudos sobre Ética e Processo Disciplinar da OAB/SP. Membro da AASP. Parecerista. Palestrante.


Premiada: Marina Mesquita, de Campinas/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025