Migalhas Quentes

OAB/RJ firma cooperação inédita com a Ordem dos Advogados de Pequim

A parceria inclui intercâmbios, seminários e iniciativas voltadas ao fortalecimento da advocacia e do Estado de Direito em ambas as nações.

14/11/2025

A seccional OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro assinou na quarta-feira, 12/11, um memorando de cooperação com a Associação dos Advogados do Distrito de Chaoyang, em Pequim, marcando o início de uma parceria inédita voltada ao fortalecimento das relações jurídicas entre Brasil e China. Assinado também pela CERBC - Coordenação Estadual das Relações Brasil-China da OAB/RJ, o documento é um marco histórico nas relações internacionais da advocacia, por ser o primeiro acordo internacional firmado pela entidade chinesa.

O memorando prevê colaboração em áreas estratégicas do Direito, como o intercâmbio de informações jurídicas, a realização conjunta de seminários e fóruns sobre temas ligados ao comércio bilateral e à economia digital, além de iniciativas de formação e intercâmbio voltadas a jovens advogados.

Este acordo vai além de uma parceria institucional, representa amizade, respeito mútuo e um compromisso compartilhado de fortalecer a advocacia e o Estado de Direito em nossos países. Que este seja o início de um longo caminho de cooperação, aprendizado e confiança entre nossas instituições”, comemorou a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio.

O memorando prevê cooperação jurídica, eventos conjuntos e ações de formação para jovens advogados.(Imagem: Bruno Mirandella/OAB-RJ)

A presidente da CERBC/OAB/RJ, Camila Mendes Vianna Cardoso, ressaltou o caráter estratégico da parceria: 

A assinatura deste memorando reflete o esforço conjunto e a visão de futuro das nossas instituições. O documento estabelece uma base sólida de cooperação em áreas essenciais e, sobretudo, o investimento no desenvolvimento dos jovens advogados, o futuro da nossa profissão.

Segundo Camila Cardoso, além da nova parceria, a seccional pretende produzir um livro com artigos que englobem aspectos jurídicos tanto do Brasil quanto da China, a fim de fortalecer produções acadêmicas que tratem da relação entre os dois países.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025