Migalhas Quentes

Juíza libera registro de despachante sem exigência de prova da Receita

Magistrada concluiu que não existe lei formal que imponha essa condição.

6/12/2025

A juíza Federal Sílvia Figueiredo Marques, da 26ª vara Cível Federal de SP, decidiu afastar a exigência de aprovação no exame de qualificação técnica da Receita Federal para o registro de um ajudante de despachante aduaneiro, ao entender que não existe lei formal que imponha essa condição. A sentença determinou que a União conclua a inscrição profissional, caso o exame seja o único impedimento.

O caso chegou ao Judiciário após o requerente, que atua como ajudante de despachante aduaneiro desde 2013, ter seu pedido de registro condicionado à aprovação no exame previsto na IN RFB 1.209/11. A norma se baseia em requisitos estabelecidos pelo decreto-lei 2.472/88 e pelo regulamento aduaneiro (decreto 6.759/09). Na ação, a defesa argumentou que a exigência viola o princípio da legalidade, pois não há lei que trate da matéria.

Juíza libera registro de despachante sem exigência de prova da Receita.(Imagem: Freepik)

Na sentença, a juíza responsável concluiu que a delegação conferida ao Poder Executivo pelo decreto-lei 2.472/88 perdeu validade com a Constituição de 1988, conforme o artigo 25 do ADCT - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Com isso, deixou de haver base legal para que decretos e instruções normativas criassem requisitos para o exercício da atividade.

Segundo a decisão, regulamentos podem detalhar procedimentos, mas não estabelecer obrigações que não estejam previstas em lei. A magistrada citou precedentes do TRF da 3ª região que reconhecem a ilegalidade da cobrança do exame em situações semelhantes, reforçando que o exercício profissional depende de previsão legal expressa.

Além de determinar a inclusão do requerente no rol de despachantes aduaneiros, a sentença condenou a União ao pagamento de honorários advocatícios fixados em 10% sobre o valor atualizado da causa e ao recolhimento das custas processuais.

O escritório Andrea Romano Advocacia patrocina a causa.

Leia a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Desembargador autoriza registro de despachante sem prova técnica

16/5/2025
Migalhas Quentes

Juiz dispensa despachante aduaneiro de exigência de exame técnico

12/7/2024
Migalhas Quentes

Atividade de despachante aduaneiro só pode ser realizada por pessoa física

31/1/2012

Notícias Mais Lidas

Fachin faz homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

3/12/2025

Transportadora não responderá em caso de leite adulterado, decide STJ

3/12/2025

Corte Especial do STJ lamenta morte da ministra aposentada Assusete Magalhães

3/12/2025

STF: Advogado relata que mãe aposentada se incendiou por não ter dinheiro para remédios

3/12/2025

Fachin critica defensora que sustentou online: "A DPU não fica em Brasília?"

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A duração do processo judicial

4/12/2025

STF e a indústria do dano moral aéreo

4/12/2025

A última fronteira da advocacia: A escuta ativa do cliente

4/12/2025

Comportamento reativo: Como o modelo mental de “ganhar processo” impede o acesso à Justiça

4/12/2025

Os honorários sucumbenciais e a multa na execução invertida - Posicionamentos do STJ sobre o tema

3/12/2025