A desembargadora do TRT da 5ª região, Margareth Rodrigues Costa, foi indicada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar vaga no TST.
A nomeação ainda depende de sabatina e aprovação pela CCJ do Senado Federal.
Trajetória na magistratura
Margareth Costa iniciou a carreira atuando em Varas do Trabalho nos municípios de Jacobina, Camaçari e Salvador. Em 2014, foi promovida ao cargo de desembargadora do TRT-BA pelo critério de merecimento.
No tribunal, também exerceu a função de diretora da Escola Judicial. Em 2022, foi convocada para atuar temporariamente no TST, em substituição ao ministro Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho, então em exercício no CNJ.
Formação e atuação social
Durante a formação acadêmica, a magistrada atuou como estagiária na Coordenação de Assistência Judiciária da Secretaria de Justiça da Bahia, atual Defensoria Pública do Estado, nas áreas de Direito Civil e do Trabalho, entre 1983 e 1984.
Também estagiou no Consef - Conselho da Secretaria da Fazenda, em 1982. Desde 1996, desenvolve trabalho voluntário na Mansão do Caminho, instituição sediada em Salvador voltada a atividades educacionais e de assistência social.