Thiago Clemente Cobucci, advogado do escritório Demarest Advogados, teve seu artigo vencedor na categoria "Arbitragem" da 1ª edição do "Concurso de Ensaios 2025" da ALAM - Associação Lusófona de Arbitragem e Mediação.
"Incumprimento, Danos Punitivos e Ordem Pública: Sobre os Limites ao Reconhecimento da Sentença Arbitral em Portugal e no Brasil", título do trabalho premiado, tem coautoria dos juristas António Barroso Rodrigues e Orlando José Guterres Costa Júnior.
A pesquisa oferece uma análise comparativa aprofundada dos limites impostos pela ordem pública ao reconhecimento de sentenças arbitrais em Portugal e Brasil, debatendo a aplicação de danos punitivos e os desafios para promover segurança jurídica e harmonização entre essas jurisdições.
Cobucci possui uma trajetória acadêmica e profissional sólida, com atuação de destaque na área e tem formação também complementada por sua participação em diversos programas acadêmicos internacionais e certificados jurídicos em línguas (alemão e francês), o que reflete sua capacidade de conduzir análises jurídicas comparadas com rigor técnico e visão global.
É mestrando em Direito Constitucional na Faculdade de Direito da USP e tem mestrado (LL.M.) em andamento, na área de concentração Fundamentos do Direito Alemão, pela Faculdade de Direito da Ludwig-Maximilians-Universität (LMU), em Munique.
É bacharel em Direito pela USP, com dupla diplomação pela Faculdade de Direito da Université Jean Moulin Lyon 3. Além disso, fez intercâmbio acadêmico na Université Panthéon-Assas Paris II, obtendo certificação elementar de Droit Français & International.
A premiação da ALAM destaca não somente a qualidade do ensaio de Cobucci, que trata com propriedade de temas contemporâneos na arbitragem lusófona, mas também confirma a crescente influência dno cenário jurídico internacional, sendo considerado um talento emergente no universo da arbitragem.