Migalhas Quentes

Fux aborda distanciamento social com dúvida de ribeirinho: "já nadou no rio?"

Ao lembrar episódio em comunidade ribeirinha, ministro ressaltou a importância da formação política desde a infância.

19/2/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Nesta quinta-feira, 19, durante sessão plenária do STF, ministro Luiz Fux relembrou situação vivida em comunidade ribeirinha quando presidiu o TSE.

Na ocasião, uma criança perguntou se ele, como ministro, já havia "nadado no rio" - episódio que, segundo S. Exa., exemplifica a percepção de distanciamento entre a sociedade e as instituições do Judiciário.

"Eu me lembro, perfeitamente, que me foi feita uma pergunta muito interessante, de um menino que me perguntou se eu, como ministro, já tinha nadado no rio. E aí eu contei uma experiência da infância em Teresópolis.

Confira:

A declaração foi feita durante o julgamento de ação que questiona a validade de lei municipal que instituiu o programa "Escola sem Partido", da qual o ministro é relator.

450156

Ao votar, Fux defendeu a importância da educação política desde a infância como instrumento de fortalecimento da democracia e se posicionou pela inconstitucionalidade da norma editada pelo município de Santa Cruz de Monte Castelo/PR.

Fux afirmou que, ao assumir o comando da Justiça Eleitoral, percebeu a necessidade de aproximar cidadãos e classe política por meio da formação cívica nas escolas.

Nesse sentido, mencionou dois programas implementados no âmbito da Escola Judiciária Eleitoral: "Políticos do Futuro" e "Inclusão Legal".

Segundo relatou, as iniciativas foram executadas em parceria com TREs e escolas judiciais eleitorais, promovendo debates com estudantes, inclusive em comunidades ribeirinhas.

O ministro recordou visitas a escolas em regiões afastadas de Belém/PA, onde foi necessário deslocamento de barco para dialogar com alunos.

"Tivemos que ir de barco, travando um debate de ideias dentro do nível intelectivo possível com aquelas crianças dessas escolas", narrou.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos