O Ministério da Educação reconheceu o IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, em Brasília, como universidade. A mudança foi oficializada pela portaria MEC 769/26, publicada nesta sexta-feira, 23, no DOU.
Com a decisão, a instituição passa a se chamar Universidade IDP, após recredenciamento que alterou sua organização acadêmica.
A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, homologa parecer da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e autoriza a instituição a oferecer cursos superiores nas modalidades presencial, a distância e semipresencial.
O recredenciamento tem validade de dez anos e contempla a unidade localizada na Asa Sul, em Brasília/DF, mantida pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP Ltda.
A mudança de organização acadêmica para universidade representa uma nova etapa institucional para o IDP. Pela legislação educacional brasileira, universidades possuem autonomia para criar, organizar e extinguir cursos superiores em sua sede, observadas as normas aplicáveis, além de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A portaria entrou em vigor nesta sexta-feira, 23, data de sua publicação.
Veja a íntegra da portaria: