Migalhas Quentes

Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP realiza encontro e lança cartilha de trabalho

9/10/2007


Encontro Estadual

Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP realiza encontro e lança cartilha de trabalho

Sob a presidência de Helena Maria Diniz, a Comissão da Mulher Advogada realizou na última sexta-feira, 5/10, às 15h30, no Hotel Mercure, o "I Encontro Estadual das Presidentes das Comissões da Mulher Advogada das Subsecções da Capital e Grande São Paulo".

"Nossa proposta é ampliar o debate realizado no âmbito da Comissão da Mulher Advogada, deixando o viés da violência contra a mulher. A Comissão pretende atuar em várias outras frentes, inclusive naquelas voltadas à cidadania, com iniciativas que gerem até proposta de mudança legislativa que beneficiem a mulher", afirma Diniz.

Helena Maria Diniz quer que as advogadas sejam mais atuantes na política de classe. "Em 218 Subsecções da OAB/SP, apenas 34 são comandadas por mulheres. Entendemos que a participação da mulher tem de crescer, sendo proporcional ao número de inscritas, que vai superando a margem de 50%", afirma ela.

Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, este tipo de evento é importante porque debate temas do dia a dia da mulher advogada para extrair propostas que a OAB SP possa encampar. "As mulheres ainda são vítimas de uma odiosa discriminação, inclusive no Judiciário, na Polícia, no Ministério Público. Essa discriminação pode e deve ser enfrentada. Precisamos dialogar, verificar o que está acontecendo e reagir", ponderou D'Urso.

Na avaliação de Ivette Senise Ferreira, conselheira e vice-diretora da ESA, "estes encontros são produtivos porque permitem uma troca de experiência e o debate das partes para que o todo caminhe melhor", ressalta.

Durante o evento foi lançada a "Cartilha de Estruturação dos Trabalhos e Objetivos da Comissão da Mulher Advogada", coordenada por Clarice D'Urso, e que visa fixar uma meta de trabalho para as Comissões que atuam junto às Subsecções do Estado, reunindo regimento interno, competências, metas da Comissão, além de mensagens da Diretoria.

"Inicialmente foram impressas 2 mil cartilhas, mas assumimos com o presidente D'Urso o compromisso de buscar parcerias para imprimir 50 mil exemplares para que a Cartilha chegue a atingir todas as mulheres advogadas de São Paulo", afirmou Tallulah Carvalho, conselheira e diretora adjunta da Mulher Advogada.

O vice-presidente da Caasp, Kozo Denda, o secretário geral, Laertes Soares e o diretor da área médica, Jairo Haber, comunicaram durante o evento que a CAIXA vai realizar a Campanha de Saúde da Mulher, voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e da mama e exame de densitometria óssea, destinando para tanto recursos da ordem R$ 400 mil.

______________

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025